Como já vimos, a economia política tinha sido originalmente uma “técnica”, pelo menos no que se considerava os fenômenos ao núcleo de seus estudos. Isto é, considerava os fenômenos da realidade sob uma perspectiva prática do valor, estável e unívoca ao menos na aparência: a da perspectiva do crescimento da “riqueza” da população num país. Entretanto, desde o início a economia política não era apenas uma “técnica”, dado que se incorporou à poderosa unidade da concepção do mundo do século XVIII, de caráter racionalista e orientada pelo direito natural. (WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais. Editora Ática: São Paulo, 2011. P. 64)
I) A crítica que Max Weber dirige à economia alemã tem como fundamento filosófico sua crítica ao universalismo.
II) O debate sobre o técnica e ciência no campo da economia advém da perspectiva da impossibilidade da neutralidade no campo das ciências humanas.
III) A objetividade do conhecimento nas ciências sociais tem como argumento principal o relativismo cultural necessário ao desenvolvimento das ciências humanas.
IV) Max Weber criticava a condução política da economia alemã inspirada nas diretrizes da economia inglesa, visto que o contexto social econômico e político em ambos eram completamente diferentes.
V) Max Weber buscava desenvolver uma concepção particularista da história econômica.
A respeito da crítica da economia alemã na obra de Max Weber, assinale a alternativa que corresponde aos itens corretos:
Alternativas:
a)
Os itens corretos são apenas I, II, IV e V.
b)
Os itens corretos são apenas I, II e III.
c)
Os itens corretos são apenas I, II e IV.
d)
Os itens corretos são apenas II, III, IV e V.
e)
Os itens corretos são apenas II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
II, III, IV e V.
Weber foi um importante pesquisador no campo da sociologia tendo influência até os dias de hoje para as ciências humanas.
Partindo deste ponto, observamos que o autor definia a sociologia como uma busca pela compreensão da ação social, ou seja, nela, as ações do indivíduo tinham uma relação com a sociedade, interpretando o significado e a organização a partir de condutas.
Para ele a ação social poderia se dividir em quatro grupos, sendo:
- Ação social racional com relação a fins;
- Ação social com relação a valores;
- Ação social afetiva;
- E por fim, a ação social tradicional.
Perguntas interessantes
Saúde,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Psicologia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás