“Como instituição essencialmente militar, e sem desconsiderar as suas motivações religiosas, a cavalaria existiu em toda a Europa. Mas foi a França a sua pátria de origem. De fato, a literatura derivada desse fenômeno constituiu-se, durante longo tempo, em um produto francês de exportação. Entretanto, a cavalaria foi igualmente forte na Inglaterra, em Portugal, na Itália e na Alemanha.” (LOPES, 2011, p. 152)
Sobre as novelas de cavalaria, avalie as afirmações a seguir:
I. As novelas de cavalaria caracterizavam-se por misturar aspectos da cultura cristã à cultura pagã.
ll. Compostas em prosa, as novelas de cavalaria tiveram destaque em Portugal, principalmente durante o ciclo conhecido como arturiano. Nesse período muitas literaturas desse gênero foram produzidas por autores portugueses, como a que se intitula História de Merlim.
lll. Por sofrer influência celta, uma das características dos romances de cavalaria era o caráter mágico em suas narrativas. A Demanda do Santo Graal, por exemplo, foi uma obra que continha aspectos místicos.
IV. O romance de cavalaria organizava-se em três ciclos temáticos. O ciclo de Bretão, o ciclo carolíngio e o ciclo clássico.
V. A demanda do Santo Graal, História de Merlim e José de Arimatéia foram as únicas novelas que então circulavam em Portugal que não se perderam no tempo.
A partir do texto-base, assinale a alternativa que aponta a(s) afirmação(ões) verdadeira(s):
Alternativas:
a)
Apenas a ll.
b)
Apenas a V.
c)
I, III, IV e V.
d)
I, III e IV.
e)
Il e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta: Letra B
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
c) I, III, IV e V
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás