como identificar se um e-mail é falso e contém vírus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como saber se um e mail é verdadeiro ou falso?
Aprenda como saber se um e mail é verdadeiro ou falso de 6 formas.
1. Verifique o remetentePrimeiramente, verifique quem é o remetente do e-mail.De modo geral, órgãos do Governo e Bancos não costumam enviar e-mails para trocar senha, fazer recadastramento, emitir alertas de cobrança e afins sem o usuário solicitar.Além disso, você pode analisar o URL do e-mail no site oficial da instituição e comparar com o URL que enviou a mensagem, ou se você receber mensagens assim, desconfie, e se tiver dúvidas, entre em contato com a empresa.Por último, é preciso ter muita atenção, afinal, os golpistas podem registrar endereços eletrônicos parecidos.
2. Cuidado com anexosAo verificar o e-mail, pode ser que não tenha links e que o remetente pareça confiável.Porém, se possui um anexo na mensagem, não faça o download sem possuir um antivírus confiável.Assim, se o e-mail possui arquivos compactados ou executáveis, e não foram solicitados por você, descarte-o.
3. Cuidado com linksOs links contidos em e-mails podem ser perigosos, então, não clique neles sem antes fazer a verificação do e-mail e a URL ao qual você será direcionado.
4. Desconfie de mensagens altruístasSe você recebe mensagens altruístas dizendo que você ganhou dinheiro ou com uma oportunidade de negócio com muitas vantagens, desconfie, afinal, estas são histórias comuns enviadas por hackers. Desse modo, eles iniciam conversas, ganham sua confiança, conseguem seus dados e senhas, ou oferecem propostas irreais, mas que parece irrecusável.Assim, o usuário envia um “adiantamento” ou confia seus dados.
5. Cuidado com pedidos de ajuda de desconhecidos por e-mail Também é comum que hackers enviem e-mails pedindo ajuda e contado histórias comoventes.Contudo, se você não conhece o remetente, desconfie.Infelizmente, hackers usam da bondade das pessoas para tirar proveito, por isso, é essencial tomar cuidado.
6. Desconfie de emails que colocam medo Uma forma comum de golpistas roubarem dados das vítimas é enviando mensagens com os maiores medos da população.
Por exemplo, “Sr. sua conta bancária corre risco de ser invadida e seu dinheiro ser roubado, por favor, clique nesse link para garantir a segurança de seu dinheiro”. Porém, quando o indivíduo clica, ou um aplicativo será instalado e poderá roubar todos os dados, ou por meio de perguntas nesse link, o usuário repassa dados e documentos pessoais.
Explicação: