como hobbes e Rousseau pensaram os conceitos de estado de natureza e contrato social?
Soluções para a tarefa
O estado de natureza para Hobbes se difere do de Rousseau, a medida em que, para este primeiro, o homem nasce mal, enquanto para o segundo, o homem é bom - "bom selvagem" é parte da filosofia de Rousseau. O contrato social, nos dois casos, serviria para atender às demandas da vida em sociedade, no primeiro caso, para conter a natureza má do homem, e no segundo, para formar consensos em prol do bem comum.
Para Hobbes o estado de natureza parte do atendimento às demandas da vida na sociedade. Ou seja, para conter a natureza do mal e formar direcionamento para o bem social.
Para Rousseau, a sociedade precisa viver em pleno equilíbrio e para isso, a implementação do contrato social em sua totalidade quando cumprido é a melhor forma de extinção das problemáticas que assolam o ambiente escolar, preservando as diferenças dentro da instituição.
Porém, em caso de violação da mesma, como as regras de convivência aplicadas, as instituições sociais devem regulamentar e colocar em prática a punição, visto que o ambiente ao redor do indivíduo influencia nas questões individuais.
Para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/9610354