História, perguntado por daniel333333, 1 ano atrás

como Getúlio Vargas se tornou presidente do Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por joaoferreiradasilva6
2

Explicação:

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19 de abril de 1883, na cidade de São Borja (RS). Tornou-se advogado, cursando Direito na Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1907. Sua vida política começou como Deputado Estadual do Rio Grande do Sul:

Deputado Estadual nos anos de 1909 a 1912 e de 1917 a 1921, através do Partido Republicano Rio Grandense (PRR);

Em 1922, ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados, como líder da Bancada Gaúcha;

Em 1924, foi reeleito como Deputado Federal (1923-1926);

Foi Ministro da Fazenda no Governo de Washington Luís (1926-1927);

Foi eleito como Presidente do Rio Grande do Sul e tomou posse em 25 de janeiro de 1928;

Fez parte da Aliança Liberal, em agosto de 1929, uma coligação oposicionista da época que lançou seu nome para presidência e também do vice João Pessoa. Sem sucesso nas urnas, derrotado por Júlio Prestes, retomou o cargo do governo do Rio Grande do Sul e auxiliou em um movimento de deposição, posteriormente, com a Revolução de 1930;

Com a Revolução, Getúlio Vargas assume o cargo de chefe de estado provisório no dia 3 de novembro de 1930;

Com a publicação da Constituição de 1934, é eleito Presidente da República;

O populismo, política de valorização da população, fazia parte de seu governo e Getúlio tentou conquistar o povo e ganhar o apoio deles.

Revolução de 1930

Até 1930, o que prevalecia era a República Velha, com a Política do Café com Leite, além da centralização do poder entre partidos políticos. Nesse ano, ocorreram as novas eleições para presidente. O presidente, na época, Washington Luís que apoiou a causa de Júlio Prestes que venceu as eleições. Porém, a Aliança Liberal (composta pelos aliados mineiros, paraibanos e gaúchos) alegaram fraude. Assim, esses aliados planejaram uma revolta. A tensão aumentou mais ainda quando o candidato à vice João Pessoa, foi assassinado em Recife.

Devido a isso e várias outras crises políticas foi formada uma Junta de Governo composta por generais e a partir daí iniciava a Revolução de 1930, que depôs Júlio Prestes que fugiu junto com Washington Luís.

A Revolução de 1930 veio pôr fim à República Velha e estabelecer uma nova forma de governo com Getúlio Vargas no poder. Esse período ficou popularmente conhecido como Era Vargas e pode ser dividido em Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo.

Período Presidencial de Getúlio Vargas

Getúlio Dorneles Vargas contribuiu para a deposição do presidente e impediu a posse de Júlio Prestes, que foi exilado. A Junta Governativa Provisória se estabeleceu e Getúlio Vargas, líder da Revolução de 1930, se tornou o 14º Presidente da República, iniciando o mandato em 3 de novembro de 1930. Exerceu até 1945, e foi deposto. Depois foi eleito em 31 de janeiro de 1951, por meio de voto popular se tornando o 17º Presidente da República.

Perguntas interessantes