História, perguntado por brenobiel013, 1 ano atrás

como funcionava o tráfico interprovinvial​

Soluções para a tarefa

Respondido por allsmarii
1

Resposta:

Grande parte dos escravos que foi vendida para as áreas cafeicultoras veio do Nordeste.Isso não significa que o Nordeste açucareiro estivesse em crise. Hou , é verdade, as oscilações no preço do açúcar no exterior, mas não ocorreu diminuição da produção,pois o consumo interno aumentou. o valor do café superou o do açúcar na pauta de exportações , mas o volume de açúcar exportado do brasil e para o mercado interno aumentou durante todo o século XIX ,Além do mais houve melhoramentos técnicos na produção do açúcar principalmente com o engenho movido a vapor.

Os escravos vendidos para fora do Nordeste eram de pequenos proprietários,

que preferiam vendê-los para o Centro-Sul, Onde eram mais valorizados , do que para os grandes senhores de engenho.A verdade é que os produtores açucareiros tinham outras opções de mão de obra.

As Províncias açucareiras como a de Pernambuco , resolveram seu problema de mão de obra com trabalhadores sazonais:jornaleiros(diaristas), que eram contratados nas épocas de plantação, limpa e colheita da Cana.

Em Pernambuco,área de ocupação antiga, com o monopólio da terra bem estabelecido desde o período colonial , era nas zonas mais áridas que o homem livre poderia se estabelecer, independentemente do domínio direto do grande produto. As épocas de Secas o levavam a migrar e a se colocar a serviço dos donos de engenhos ou grandes lavradores.


brenobiel013: mto obrigado
allsmarii: de nada mocinho, espero ter ajudado.
Perguntas interessantes