Como funcionava o sistema de capitanias hereditárias? Explique porque não deu certo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma capitania hereditária nada mais era do que uma grande faixa de terra que ia desde a parte litorânea até o limite do Tratado de Tordesilhas. Para governar essas grandes porções territoriais, foram nomeados donatários, membros da nobreza portuguesa e pessoas de confiança do rei. Os donatários possuíam alguns poderes e privilégios. Poderiam escravizar indígenas, cobrar tributos e doar lotes de terra não cultivados (sesmarias). Tinham direito de explorar a região e usufruir de todos seus recursos naturais, mas desde que dessem uma porcentagem à coroa.
Apesar de possuírem grande poder, as capitanias não pertenciam aos donatários e sim a Portugal, que cobrava um imposto denominado “dízimo”, ou seja, 10% da produção da capitania.
Explicação:
O sistema de capitanias hereditárias com o poder concentrado no donatário fracassou. A falta de recursos, a inexperiência em administrar um empreendimento de dimensões tão grandes e os ataques indígenas foram cruciais para que a Coroa portuguesa optasse por um novo modelo administrativo.
Resposta: Fiz com minhas próprias palavras,espero ter ajudado!
Explicação passo a passo:
As capitanias hereditárias eram hereditárias,como o nome já diz,era passado de pai para filho.
Foram entregues a 12 homens 12 pedaços de terra, para tornarem - se vilas ou cidades, eles também haviam plantações em seus pedaços de terra.
Explicação: