História, perguntado por mariajuliabidupb2hgb, 11 meses atrás

como funcionava o comércio na época das navegações em relação a burguesia,nobres e reis?

Soluções para a tarefa

Respondido por amandasso
3
No século XV, alguns reis e comerciantes europeus investiram recursos consideráveis em viagens marítimas em busca de mercadorias, metais preciosos e territórios que pudessem conquistar e explorar. Eles queriam incrementar o comércio e aumentar os lucros. O objetivo mais desejado era encontrar um meio de chegar até os centros de especiarias e mercadorias orientais. Até aquela época, o único caminho que se conhecia para o Oriente era pelo Mediterrâneo, mar que estava sob domínio dos turcos otomanos, desde 1493. Mas as chances de fazer bons negócios motivaram navegadores, mercadores e governantes a enfrentar as águas desconhecidas do Atlântico em busca de uma rota que levasse para as Índias, como era chamado o Oriente. Além deles, os religiosos também estavam interessados nessas viagens: esperavam poder levar sua fé, fosse ela católica .

Uma expansão movida pelo comércio
  Durante grande parte do Período Medieval, alguns europeus mantiveram contato com o Oriente, fonte de produtos bastante cobiçados, especialmente pelos nobres. Mas a expansão árabe no Oriente e no norte da África, entre os séculos VII e XII, praticamente desarticulou as rotas de comércio que faziam esses produtos chegarem à Europa. As viagens se tornaram perigosas, caras e pouco rentáveis.
  Somente a partir do século XI, com as Cruzadas, os contatos dos mercadores europeus com os povos orientais foram reativados e o comércio voltou a florescer. Dessa época até o século XIV, as diferentes regiões europeias eram abastecidas de especiarias, finos tecidos e perfumes orientais pelos dos mercadores das cidades italianas, em especial Gênova e Veneza. Utilizando rotas terrestres e marítimas, esses comerciantes traziam as mercadorias e as revendiam em diversas localidades da Europa, alcançando grandes lucros.
Perguntas interessantes