História, perguntado por keellenweichung, 4 meses atrás

como funcionava, na pratica, a resistência não violenta e a desobediência civil proposta por Gandhi URGENTEE!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por osextordq
1

A resistência não violenta e a desobediência civil

- Satyagraha, como era chamada a pratica que significava literalmente "insistir pela verdade".

Esse era o princípio de não agressão ou forma não violenta de protesto, usado como um meio de revolução, pregado pelo pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948).

De certa forma sua abordagem ajudou a Índia a se tornar independente depois de cerca de um século de controle colonial britânico.

Na pratica essa resistência era feita por julgamentos em tribunais, mas em grande parte por protestos gigantescos que eram liderados pelo próprio Ghandi (depois de Ghandi isso ainda continuou, mas sempre teve um líder que comandava o inicio do protesto).

A resistência deixou muitos mortos, como no caso de Amritsar, no qual morreram 400 manifestantes desarmados.

Já no caso de 1930 contra uma lei britânica, ele organizou uma passeata de 357 km até a costa oeste de Guzerate, onde coletaram sal do Mar Arábico, em resposta 60 mil dos manifestantes pacíficos foram presos.

Em todos esses processos de resistência, ele e a maioria dos manifestantes foram presos bem mais de uma vez, porém depois de um tempo a mudança havia surgido. Gandhi infelizmente não viveu para ver a Índia independente, ele foi assassinado em 30 de janeiro de 1948.

Perguntas interessantes