como funcionava as formas de propaganda Facistas e nazistas
Soluções para a tarefa
A propaganda nazista foi um dos meios mais eficazes de controle das massas durante o III Reich, valendo-se de instrumentos como o cinema.
Meios de comunicação como o rádio tornaram-se muito populares nesse contexto e sua utilização para transmissão de discursos políticos de líderes como Hitler foi peça chave para a cooptação das massas que viam em tal líder uma figura “redentora”, “messiânica”.
No caso específico da propaganda nazista, a máquina de fabricação de discursos políticos que enalteciam os feitos do Terceiro Reich, a figura do Füher e a figura da raça ariana e, ao mesmo tempo, demonizavam os judeus, os poloneses, os comunistas, os cristãos, ciganos, deficientes físicos, etc., era habilmente controlada por Joseph Goebbels (1897-1945), ministro da propaganda de Hitler.
Goebbels ficou conhecido pela frase “uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”, que sintetiza a proposta de implicação psicológica da propaganda nazista. A elaboração da máquina de propaganda nazista contava com a instrumentalização de intelectuais e pessoas ligadas às artes (arquitetos, escultores, pintores, músicos, cineastas etc.).
Além de filmes e discursos apologéticos, outras formas comuns de disseminação da ideologia nazista foram cartazes e painéis com caricaturas ridicularizando os principais alvos nazistas, como os judeus, bem como panfletos com o mesmo conteúdo.