como funcionava a sociedade do Japão antigo?
Soluções para a tarefa
Sociedade japonesa antes:
Pesquisas arqueológicas indicam que o Japão já era ocupado por seres humanos primitivos entre 35 e 100 mil anos atrás, durante o período paleolítico. Por volta de 8000 anos atrás foram fabricadas lá as mais antigas cerâmicas do mundo. Acredita-se que esses primeiros povos são os ancestrais dos japoneses e dos a inus. A partir de 300 a.C. começa o período Y ayoi, que é marcado pelas tecnologias de cultivo de arroz e irrigação, trazido por migrantes da Coreia, China e outras partes da Ásia. O Japão esteve conectado ao continente asiático, o que facilitou a migração para o arquipélago japonês.
Com o fim da última era glacial, surgiu a cultura Jomon por volta de 11000 a.C., caracterizada por um estilo de vida semi-sedentário, com a subsistência baseada em coleta e caça.
Sociedade japonesa hoje em dia:
A sociedade japonesa é vista pelo mundo como extremamente machista (as mulheres ainda hoje, mesmo realizando as mesmas funções de um homem, são pior remuneradas), além de cultuar a família, os ancestrais, seus deuses (do panteão xintoísta) e ter um caráter metódico de trabalho. Na realidade, a sociedade nipônica nem sempre foi assim. Já houve épocas em que mulheres foram Imperatrizes (ou tenno) e governaram a nação. Entretanto, uma série de transformações de cunho militar (as quais serão amplamente explicadas no decorrer do texto), seguidas de transformações religiosas, fizeram com que as mulheres fossem relegadas a um papel de coadjuvantes dos homens na sociedade. Este papel está, somente nos dias de hoje, sendo gradativamente anulado, com as mulheres conseguindo obter a igualdade em relação aos homens em muitos campos de atuação social. Entretanto, mesmo hoje não se pode dizer que a igualdade seja plena. Outros fatores que sempre nos chamam a atenção quando nos referimos ao Japão são a caligrafia diferente, a arquitetura peculiar, as artes e também os estilos de lutas marciais, em especial o Karatê e o Judô, mas também o Sumô, o A ikidô e outros.
A grande maioria das características japonesas foram profundamente influenciadas pelas relações dos nipônicos com a China e a Coréia, onde a civilização (como é entendida por nós, ou seja, com uma estrutura de governo central) era bem mais antiga.