Como funcionava a política dos atenienses?
Soluções para a tarefa
Sua evolução política foi uma das mais marcantes da história, porque seguiu um trajeto que lhe possibilitou chegar à democracia. Suas formas de governo foram: Monarquia, onde o rei tinha poderes absolutos; Arcontado, onde a aristocracia reinava (implantamento das leis draconianas); Tirania, um termo usado para designar governo usurpado, Pisístrado assume o governo mas não agrada a população; e Democracia, onde foi eleito Clístenes, que dividiu a cidade em distritos e que implantou o ostracismo, que pune todos que prejudicassem a democracia.
Em meados do século VIII a.C., a monarquia começou a se deteriorar em função da concentração das terras nas mãos dos eupátridas, o que lhes garantia maior poder. Nesse período, a monarquia foi substituída pela oligarquia, chamada de Arcontado, que era constituído por nove arcontes eleitos pela aristocracia territorial e escravista. Num primeiro momento, o mandato dos arcontes durava dez anos; depois, foi reduzido para um ano.
As principais funções do arcontado eram: Epônimo, função de administrador; Basileus, função religiosa; Polemarca, função militar; e o Tesmoteta, função de juiz.
As Reformas de Drácon e Sólon
As leis, nessa época, eram consuetudinárias (costumeiras) e eram aplicadas pelo Conselho dos Anciãos. Levantaram-se gritos de desespero oriundos do povo e ameaças de revolução, colocando em risco o poder político dos eupátridas. Surgiu, dessa forma, o código de leis escritas draconianas (elaboradas por Drácon).
Fonte de pesquisa : Yahoo