Saúde, perguntado por nataliakaroline241, 10 meses atrás

como funcionam os Métodos contraceptivos cirúrgicos vasectomia e laqueadura? me ajudem por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por mouraraabe
6

Resposta:

Vasectomia:

1- A vasectomia é um método contraceptivo eficaz que impede a circulação dos espermatozoides desde o testículo até ao pênis. Não é definitivo, pois mais tarde o homem pode decidir reverter a cirurgia, o que é possível.

2- Para fazer uma vasectomia o homem é submetido a uma cirurgia em que é realizado um corte no canal deferente, que une internamente os testículos ao pênis. Isso é feito através de uma incisão em cada lado do saco escrotal, corte do canal, implante de tecido conjuntivo nas duas pontas para que elas não voltem a se conectar, e termina com o fecho da incisão.

3- Este tipo de cirurgia não é complicada nem demorada, não requer jejum, é feita com anestesia local e em muitos dos casos o paciente sai do hospital e vai direto para o trabalho sem qualquer problema ou desconforto.

4- Cerca de um a dois meses após a vasectomia é aconselhado que o paciente realize um espermograma, para confirmar de que não há circulação de esperma e, consequentemente, risco de engravidar a mulher. Isso pode acontecer devido ao fato das duas pontas do canal se voltarem a unir, formando um granuloma espermático que vasa esperma em pequenas quantidades.

5- Alguns homens mostram preconceito relativamente a esta cirurgia pois creem que ela lhes tira virilidade. Isso é apenas uma questão psicológica, pois a vasectomia não afeta a ereção, a performance sexual nem a produção de líquido espermático e ejaculação. Tudo se mantém igual, excepto o risco de engravidar a parceira.

6- No entanto vale a pena ressalvar que, após a cirurgia, serão necessárias entre 10 a 20 ejaculações para eliminar na totalidade a presença de esperma. Após esse período e devida realização de espermograma, o casal pode viver relações sexuais mais descontraídas, sem necessidade de usar outros métodos contraceptivos e preocupação de engravidar.

Laqueadura:

1- A laqueadura é um método contraceptivo com uma eficácia de 99%, sendo que a taxa de falha cirúrgica representa apenas 0,5% dos casos. Desta forma a laqueadura dá garantias à mulher de que ela não irá engravidar mais.

2- Por alguma razão, se uma mulher quiser reverter a cirurgia isso não será tão fácil, ela terá de ser submetida a uma cirurgia muito complicada, dispendiosa e que não dá garantias de sucesso. Se a reversão for realizada, existe ainda grande change de desenvolver uma gravidez problemática. Desta forma a alternativa será a fertilização in vitro.

3- Para realizar a laqueadura a mulher é submetida a uma cirurgia realizada por um médico ginecologista, que procede a uma abertura do abdome com o objetivo de fazer um corte nas trompas e amarrar as extremidades. Este procedimento pode ser realizado durante uma cesária ou depois, recorrendo à anestesia geral. Existem cerca de 10 técnicas de realizar esta cirurgia.

4- Esta cirurgia não apresenta riscos para a saúde da mulher, não interfere com o ciclo menstrual e não causa alterações hormonais. No entanto, se o médico amarrar demasiado as trompas, isso pode resultar em uma menopausa precoce.

5- Se for realizada durante uma cesariana a cirurgia demorará cerca de 3 minutos, pois o abdome da mulher já está aberto. Fora dessa situação levará entre 30 a 40 minutos. Após a cirurgia a mulher deverá ficar em repouso absoluto durante 3 dias e deverá cumprir com, pelo menos, 1 semana sem atividade física, que inclui dirigir e ter relações sexuais.

Explicação: Espero ter ajudado. Beijos! S2


nataliakaroline241: muito obg
mouraraabe: Por nada! Beijão!
Perguntas interessantes