Informática, perguntado por vitorvasconcelpcec0d, 11 meses atrás

como funciona um PoE switch?

Soluções para a tarefa

Respondido por alexcarneiro3
1

O padrão IEEE 802.3af descreve a tecnologia Power over Ethernet - PoE que permite transmissão de energia elétrica juntamente com os dados para um dispositivo remoto, através do cabo de par trançado padrão em uma rede Ethernet.

Esta tecnologia é útil para fornecer energia a telefones IP, ponto de acesso de redes sem fio, câmeras de rede, switches remotos, dispositivos embarcados, bem como a outros equipamentos para os quais pode ser inconveniente, caro, ou até mesmo impraticável fornecer energia em separado. A tecnologia é, de certo modo, semelhante aos telefones comuns, que também recebem uma corrente com tensão de 48v (usada para alimentar o aparelho) e o sinal de voz (ainda que analógicos) através do mesmo cabo.

Existem vários termos usados para descrever este recurso. As expressões Power over Ethernet (PoE), Power over LAN (PoL), e Inline Power são sinônimos para descrever o fornecimento de energia para dispositivos conectados pelas portas Ethernet sem necessitar de nenhuma modificação no cabeamento.Existem outras implementações do PoE, incluindo técnicas ad-hoc, porém é fortemente recomendado que se utilize o padrão IEEE 802.3af.

Utilização

Existem três opções de utilização:

1. Utilizar um injetor junto com um divisor posicionados entre o switch e o dispositivo irá receber a energia. O injetor é ligado na tomada e transmite energia via cabo, enquanto o divisor separa a corrente elétrica do sinal de rede, oferecendo dois conectores ao dispositivo: um conector de rede e um conector de energia, ligado no lugar da fonte:

Usar o injetor + divisor é a solução mais simples, pois não precisará mexer na estrutura da rede, porem não é necessariamente a mais barata, já que precisará comprar dois dispositivos para cada aparelho que receberá energia.

2. mais viável para situações em que você queira usar o PoE para vários dispositivos é usar diretamente um PoE Switch (capaz de enviar energia em todas as portas) e apenas pontos de acesso e outros dispositivos compatíveis, eliminando a necessidade de usar injetores e divisores

O switch é capaz de detectar se o dispositivo ligado na outra ponta do cabo possui suporte ao PoE, através da medição da resistência. Após isso, é iniciado a transmissão de corrente. Isso permite que você conecte também dispositivos normais ao switch, sem risco de queimá-los.

3. Existe também as soluções híbridas, combinando um ponto de acesso com suporte nativo ao PoE com um switch comum. Nesse caso, precisará apenas do injetor, pois o dispositivo recebe corrente diretamente através do cabo de rede.


Há vários estudos e implementações utilizando esse padrão, nesse tipo de comunicação, o canal transmissor e receptor pode trafegar as informações, simultaneamente, no meio de transmissão, utilizando o conceito de modulação em amplitude sobreposta ao nível contínuo de alimentação dos módulos de campo. Assim, o sinal de comunicação sofreria uma modulação para ser transmitido ou recebido por um elemento da rede. A norma IEEE 802.3af regulamenta todo este conceito de PoE. Esta norma descreve que a alimentação deve estar entre 44Vcc e 57Vcc (48Vcc é a (tensão nominal) e a potência do sinal deve ser, no máximo, de 15.4W (máximo de 350mA para a tensão de alimentação de 44Vcc; 0,35A * 44V = 15,4W).

Perguntas interessantes