Física, perguntado por ElineRibeiro, 1 ano atrás

Como Funciona o Termômetro de Mercúrio?

Soluções para a tarefa

Respondido por CarolVRSantos
3
Existem vários tipos de termômetro, o mais usado por nós é o termômetro de mercúrio. 
Este termômetro consiste em um tubo, fino como cabelo, devido e um bulbo, uma espécie de bolha, em uma extremidade contendo mercúrio. Este termômetro é simples, fácil de entender, o mercúrio dilata-se com o aumento da temperatura, aumentando assim o volume à menor variação de temperatura. Com essa expansão do mercúrio, ele vai enchendo o tubo capilar, ou seja, quanto mais alta a temperatura mais cheio o tubo. E essa expansão é medida numa, graduação que pode ter uma precisão de 0.05ºC. É dessa forma, pela expasão do líquido, que observamos a variação de temperatura em geral 
Para a medição da temperatura ser precisa , em erros se, o corpo, o material do termômetro e o líquido interno estiverem em equilibrio térmico. Caso isso não aconteça as medidas de temperatura não seriam possível com a configuração proposta neste tipo de termômetro.
A escolha do mercúrio, como líquido interno dos termômetros não foi por acaso . Ele foi escolhido de modo a elevar ao máximo a previsão para fins corriqueiros. Houveram 2 grandes problemas na escolha do líquido: 1 se o líquido fosse pouco denso necessitaria de uma quantidade muito grande deste líquido no bulbo e 2 se a variação do volume em função da temperatura não fosse linear na faixa de medida o líquido seria inadequado. Um líquido que não serveria, é a água, pois ela só expande, aproximadamente, abaixo de 4ºC.
Perguntas interessantes