Como funciona o sistema de substituição nos jogos de futsal?
Soluções para a tarefa
Será permitido um número indeterminado de substituições a qualquer tempo do jogo. A substituição realiza-se quando a bola estiver em jogo ou fora de jogo, subordinando-se às seguintes condições:
O jogador que sai da quadra de jogo, deverá fazê-lo pela linha lateral, nos 5 (cinco) metros correspondentes ao lado onde se encontra seu banco de reservas, e no setor chamado zona de substituição.
O jogador que entra na quadra de jogo deverá fazê-lo pela mesma linha da zona de substituição, devendo aguardar em pé, também nos 5 (cinco) metros correspondente ao lado onde se encontra seu banco de reservas, mas nunca antes de o jogador substituído transpor completamente a linha lateral.
A partida não poderá ser interrompida para a substituição de jogador, salvo em caso de contusão grave por ele sofrida, comprovada pelo árbitro e confirmada pelo médico ou fisioterapeuta, ou na ausência deste, pelo massagista ou atendente.
Qualquer jogador substituto está submetido à autoridade e jurisdição dos árbitros, seja ou não chamado a participar da partida.
O jogador só poderá executar o tiro lateral e de canto, após ter entrado na quadra pela zona de substituição.
A substituição completa-se quando o substituído deixa totalmente a quadra de jogo, pela zona de substituição, e o substituto entra totalmente na quadra de jogo, pela mesma zona.
Se um jogador do banco de reservas entrar na quadra de jogo e impedir ou tentar impedir um gol, este deve ser penalizado com cartão vermelho e o jogo reiniciado com tiro livre indireto, a ser cobrado no local onde ocorreu a infração, salvo se cometida dentro da sua área penal, quando a bola será colocada no ponto mais próximo sobre a linha da área penal.