História, perguntado por bielsilva8, 11 meses atrás

Como funciona o relógio mecânico

Soluções para a tarefa

Respondido por ariellecamille
2
Tem três tipos de relógios: os mecânicos, eletrônicos e a quartzo.

Os mecânicos se dividem entre automáticos e à corda manual. Foram os primeiros relógios a surgir. O sistema consiste em um oscilador, que é uma roda com uma mola, que fragmenta a carga (corda) dada no relógio em pulsações que marcam o tempo com certa precisão. A precisão desses relógios é um pouco menor do que os outros, mas levam vantagem por ter vida útil imensamente maior e facilidade de manutenção. Os automáticos contam com um pêndulo na parte de trás da máquina, que se movimenta de acordo com o movimento do relógio e mantém a corda. As características desse tipo de relógio é o ponteiro de segundo que praticamente desliza sobre o mostrador e o som de "tic-tac" bem rápido.

Nos eletrônicos, tem a versão moderna do mecânico, que é utilizado uma bateria para movimentar a roda do balanço (oscilador). Mas os que mais se destacaram foram os relógios que funcionavam com um diapasão. O diapasão é aquele "garfo" de metal que se usa para afinar instrumentos musicais. Descobriram que um diapasão de certas dimensões daria a frequência perfeita para um relógio de pulso. O sistema consiste num pequeno diapasão, com bobinas elétricas nas cabeças, que o fazem vibrar e dar uma frequência alta para o relógio funcionar. As características desse tipo é o ponteiro que desliza suavemente pelo mostrador e o zumbido que se ouve na máquina.

Os relógios a quartzo são os mais comuns hoje em dia. São muito baratos, e tem uma precisão excelente. Consiste em um cristal de quartzo, em formato de um minúsculo diapasão, que dá a frequência para o relógio funcionar com uma alta precisão. O quartzo é estimulado pela eletricidade de uma pequena bateria. Esses relógios tem o ponteiro de segundo que "pula". Os digitais também são a quartzo.

Existem também as exceções nessas características. Raras, mas existem. Tem alguns relógios mecânicos que o ponteiro de segundos pula de um segundo pro outro, como os quartzo. São os "dead-seconds", muito difícil de encontrar. Eram usados na medicina, onde precisavam contar o tempo de segundo em segundo exatamente. Tem também relógios a quartzo que o ponteiro desliza, muito comum em alguns relógios de parede.

Hoje são fabricados relógios mecânicos e a quartzo. Os mecânicos sempre são mais caros, pela imensa engenharia que uma máquina possui. Existem marcas excepcionais, como a Rolex, que o erro na precisão da máquina mecânica é quase nulo. Em um mecânico comum, o erro normal é de 5 a 40 segundos por dia, ou até menos. Nos quartzo, o erro é de 1 segundo em 1 semana.
Perguntas interessantes