Como funciona o processo de desenvolvimento de uma distribuição GNU/Linux?
Soluções para a tarefa
A distribuição de um sistema livre não deve levar os usuários à obtenção de qualquer informação não livre para uso prático ou encorajá-los a fazê-lo. O sistema deve possuir nenhum repositório para software não livre e nenhuma instrução específica para instalação de programas não livres em particular. A distribuição também não deve fazer referência a repositórios de terceiros que não estão comprometidos a incluir somente software livre; mesmo se eles possuírem somente software livre hoje, isso pode não ser verdade amanhã. Programas presentes no sistema não devem sugerir a instalação de plugins, documentação e outros componentes não livres.
Por exemplo, uma distribuição de sistema livre não deve conter navegadores que implementam EME, a funcionalidade de navegador projetada para carregar módulos de DRM.
Uma distribuição de sistema livre deve ser autossuficiente. Isso significa que você deve ser capaz de desenvolver e construir o sistema com as ferramentas que o sistema lhe fornece. Como consequência, uma distribuição de sistema livre não pode incluir software livre que pode ser somente compilado usando software não livre.
Há muito código na maioria das distribuições de sistema livre hoje em dia. A quantidade de esforço que seria necessário para auditar tudo é impraticável para a maioria das pessoas.