como funciona o circuito elétrico ?
Soluções para a tarefa
Sao eletrons se deslocando e transferindo a energia que eles possuem dependendo do pontencial eletrico do circuito (110v, 220v...).
Resposta:
Circuito elétrico é uma ligação de elementos, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feita por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.
Explicação:
Definições
Nó - Ponto do circuito ao qual estão ligados dois ou mais elementos.
Nó essencial - Ponto do circuito ao qual estão ligados três ou mais elementos.
Caminho - Sequência de elementos ligados entre si na qual nenhum elemento é incluído mais de uma vez.
Ramo - Caminho que liga dois nós.
Ramo essencial - Caminho que liga dois nós essenciais, sem passar por outro nó essencial.[3]
Malha - Caminho cujo último nó coincide com o primeiro.
Malha essencial - Malha que não inclui nenhuma outra malha.
Circuito planar - Circuito que pode ser desenhado em um plano sem que os ramos se cruzem.
Circuitos Elétricos em Série e Paralelo
Circuito em Série: É o circuito onde todos os elementos se encontram interligados em série com a fonte de energia. No circuito em série a corrente elétrica é a mesma em todos os pontos do circuito e a tensão é dividida proporcionalmente.
Circuitos em Paralelo: No circuito elétrico paralelo todos os elementos se encontram em paralelo com a fonte de energia. O circuito paralelo apresenta vários caminhos para a corrente, em um circuito em paralelo a tensão é a mesma em todos os pontos do circuito, porém a corrente varia de acordo com a resistência.[4]
Circuitos de corrente contínua
Ver artigo principal: Corrente contínua
Circuitos Eletrônicos sobre a Protoboard.
Os elementos de circuitos são produzidos com um tamanho padrão para facilitar sua montagem. Uma forma rápida de montar circuitos é usar uma placa de teste. Para construir circuitos mais duradouros, pode-se usar uma placa de circuito (Protoboard), que é constituída de um material isolador com furos e com pistas paralelas de cobre em um dos lados; o contato entre diferentes componentes é feito inserindo os terminais em furos que estejam na mesma pista, tal como na placa de teste, mas é preciso soldar os terminais sobre o cobre. Outro método que permite construir circuitos mais compactos, são as placas de circuito impresso (PCB). Um PCB é semelhante a uma placa de circuito, mas as pistas de cobre e os furos são desenhados sob medida para cada circuito específico.
Um circuito de corrente contínua, ou circuito c.c. (em inglês, Direct Current, d.c.), é um circuito em que todas as fontes de tensão têm força eletromotriz constante e todas as resistências são constantes. Caso se ligue condensadores no circuito, a corrente mudará em função do tempo (resposta transitória do circuito), mas passado algum tempo a carga e tensão nos condensadores atingirão os seus valores finais.
Fontes de tensão
As fontes de tensão CC são divididas em três categorias: baterias; geradores; e fontes de alimentação.
Pilhas Alcalinas (Baterias de células primárias alcalinas).
Baterias
A bateria (usa reações químicas) é considerada por muitos a fonte CC mais comum. A bateria é a combinação de duas ou mais células compatíveis; a célula é uma unidade que converte a energia química ou solar em energia elétrica. As células são classificadas como primárias ou secundárias. A célula primária não pode ser carregada, mas a secundária pode, pois as reações químicas que ocorrem no seu interior são reversíveis. Portanto é muito mais vantajoso usar a célula recarregável, que não necessita de substituições frequentes.[3]
EX:
Gerador de Corrente Contínua(O Dínamo é o tipo mais comum de gerador elétrico).
Geradores
O gerador CC converte a energia mecânica em energia elétrica.[6]Sua construção e operação diferem muito da bateria, sua capacidade de potência e tensão também na maioria das vezes são maiores que a da bateria. A indução eletromagnética é a base do funcionamento dos geradores elétrico e cada gerador produz uma corrente alternada.[3]
Fontes de alimentação
Uma fonte de tensão é constituída basicamente de quatro partes: o retificador, a parte transformadora, o regulador de tensão e o filtro capacitivo. As fontes mais usadas em laboratórios com o intuito de se obter uma tensão de corrente contínua estável são as que utilizam o processo de retificação e filtragem.
Mesmo que ocorra variação na tensão, uma fonte de corrente ideal fornece uma corrente fixa a qualquer sistema eletroeletrônico.[3]