Como funciona o ciclo hidrológico
Soluções para a tarefa
É o ciclo da água na natureza chamado ciclo hidrológico. “O conceito de ciclo hidrológico é a passagem da água pelos três estados físicos: sólido, líquido e o gasoso”
Vamos começar o estudo do ciclo pela água na superfície da terra, no estado líquido, que evapora e sobe para formar as nuvens.
Na altitude, o vapor se resfria e é transformado em gotículas de gelo, ou, simplesmente, gotículas geladas. O acúmulo das nuvens associado a fatores climáticos provoca as chuvas que devolvem a água para a superfície do solo, para os rios, mares etc.
Quando a água da chuva chega à superfície, escorre ou infiltra no solo. A parte da água que escorre na superfície abastece os córregos, rios e lagos. A parte que infiltra umidifica o solo, nutrindo os vegetais e abastece o lençol freático. Da água que infiltra no solo, a maior parte retorna para a atmosfera pela evaporação do solo e pela transpiração das folhas dos vegetais, e a outra parte abastece o lençol freático.
Os locais da recarga, ou seja, os locais da paisagem aonde a água infiltra no solo são os topos das montanhas e as suas encostas. São as áreas de recarga hídrica. Essas áreas precisam estar com vegetação para formar a rugosidade necessária para formarem obstáculos para impedir que a água escorra com velocidade, mas infiltre.
A água que infiltra no solo atravessa as suas camadas até a camada impermeável abaixo, a camada de rocha. Como se fosse numa caixa d’água, a água vai se acumulando sobre a rocha, e é assim que o lençol freático é abastecido. O lençol é a água acumulada sobre a rocha. Se houver uma passagem que ligue o lençol freático com a superfície, a água do lençol retorna para a superfície. A esse afloramento da água denominamos de nascente. Para ser nascente, é preciso que essa passagem seja espontânea. Existem nascentes nas encostas das montanhas, nos fundos de vales (brejos), nas terras planas e no leito dos córregos.
Recapitulando o ciclo hidrológico, vimos que a água na superfície evapora e é resfriada formando nuvens para depois precipitar. A água da chuva na superfície volta a evaporar ou infiltra para depois aflorar em uma nascente e evaporar outra vez.
espero ter ajudado