Biologia, perguntado por dafnelima, 1 ano atrás

como funciona o aparelho lacrimal?

Soluções para a tarefa

Respondido por marcos3mb
1
Boa tarde,
É o seguinte Aparelho lacrimal produz e elimina as lágrimas, que é o lubrificante tals, onde ele buscar a lubrificação corneana e também da parte de cima do globo ocular, que é a superfície. E a lágrima por sua vez é fabricada formada nas glândulas lacrimais.

"A parte do que acontece é meio cheio de verbetes que talvez você não conheça, mas vamos lá, depois você da uma olhadinha o que são."

O sistema excretor da lágrima inicia nos pontos lacrimais superior e inferior e desemboca no meato nasal interior, por um canal chamado de canal lácrimo-nasal.

Agora abaixo vou deixar em detalhes para você:

Esses pontos lacrimais que disse são pequenas rachadurinhas de uns 0,3 mm de diâmetro que ficam na borda das pálpebras.

O chamado saco lacrimal é uma estrutura cística revestida por epitélio colunar (10mm de comprimento) situada entre as cristas lacrimais anterior e posterior. O tendão medial do canto passa em frente do saco, e o diafragma lacrimal e o músculo de Horner (a extremidade profunda do músculo pré-társico) passam por trás do saco.

E o ducto nasolacrimal é um tubo de orientação vertical (12mm de comprimento) que liga o saco à mucosa do nariz abaixo da concha nasal inferior via ósteo nasal (meato nasal inferior). Na junção do ducto com a fossa nasal pode ser encontrada uma dobra mucosa (Válvula de Hasner).

A lágrima é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais cuja função é lubrificar os olhos e protegê-los contra substâncias estranhas e infecções. Para isso, as lágrimas possuem sal e uma enzima (a lisozima) que combate microorganismos patogênicos como, por exemplo, as bactérias.

Uma outra função das lágrimas é limpar constantemente o interior dos olhos e a parte interna das pálpebras, no chamado lago lacrimal, através dos pequenos condutos lacrimais que se convergem no saco lacrimal, a partir daí, as lágrimas atravessam o conduto nasolacrimal até alcançar as fossas nasais.



Perguntas interessantes