Geografia, perguntado por Duh1416, 1 ano atrás

Como funciona a sociedade capitalista

Soluções para a tarefa

Respondido por laahf
3
A sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. O homem teria liberdade para fazer contratos de acordos, investir, comprar, vender buscando seus interesses. Como o sistema incentivava a concorrência entre as empresas, elas procuravam novas tecnologias, para produzir mais e reduzir os custos, só assim teriam condições de manter seus produtos no mercado. 

O capitalismo surgiu na Europa no século XI ao XV, no qual os feudos transferiram o centro da vida econômica social e política, para a cidade. O feudalismo que amargava uma crise em que eliminou 40% da população européia, pela falta de Alimentos e pela Peste Negra, que atingiu toda a Europa. O comércio foi restabelecido pelas cruzadas entre o século XI e XII. A partir daí o desenvolvimento urbano comercial e as relações de produção capitalistas cresciam, iniciando as bases do feudalismo. 

Os reis na idade moderna, aumentavam seu poder econômico e político, por meio do mercantilismo e do absolutismo. Os filósofos que defendiam essas teses são: Jean Bodin (os reis tinham o direito de impor leis aos súditos sem o consentimento deles), Jacques Bossuet (o rei está no trono por vontade de deus) e Niccòlo Machiavelli ( a unidade política é fundamental para a grandeza da nação). O Estado é quem controlava a economia com o absolutismo e o mercantilismo, buscando adquirir nas colônias metais, por meio da exploração, dessa forma garantir o enriquecimento da metrópole. A burguesia foi favorecida com esse sistema, porque é dona dos meios de produção, começando a contestar o poder do rei. Logo vem a crise do sistema absolutista, com as revoluções burguesas, como a revolução francesa e revolução inglesa, a qual sustentava o crescimento do capitalismo.. 

A riqueza aumentava, a burguesia crescia dominando o capital, e as pessoas que antes viviam dos artigos de uso da terra, tiveram que se sujeitar ao trabalho assalariado. Os defensores do liberalismo não podiam ajudar aquelas pessoas, porque a interferência do estado para diminuir a exploração do trabalho assalariado, viria na contra mão do capitalismo. 

A revolução industrial no século XIX mostrava crescimento atingindo os Estados Unidos, Canadá, Japão, Holanda, Bélgica, Itália, França e Alemanha. As sociedades desses paises, com as industrias e tecnologia fortalecidas, garantindo até 1914 a hegemonia européia no mundo.
 
bom espero ter ajudado!!!! s2

Duh1416: ajudou bastante obrigado! S2
laahf: de nada! s2 ;)
Perguntas interessantes