Informática, perguntado por lindaestudiosa7703, 1 ano atrás

como funciona a mineração de criptomoedas e qual a relação com placas de video

Soluções para a tarefa

Respondido por bokomoko
0
cada blockchain, que registra as transações de troca de criptomoedas tem que ter um hash para validá-lo. Um hash é um código que é calculado de forma aparentemente aleatória. Dada uma sequencia de caracteres, obtem-se um hash que é único para aquela sequencia de caracteres. Porém, é impossível fazer a operação ao contrário, ou seja, dado o hash calcular a sequencia de caracteres. A única forma de fazer isso é através da "força bruta" em que se testa uma sequencia contra um hash sugerido, se falhar, tenta outro e assim por diante, milhoes de vezes até achar. Quando alguém acha um hash desse tem que publicar o blockchain imeditamente e aguardar que outros membros da rede confirmem o cálculo. Hoje em janeiro de 2018, a confirmação do cálculo está levando algo perto de 1 hora. 

Então o processo de mineração, resumindo, é fazer um monte de contas matemáticas o mais rápido possível e depois que encontrar o hash, publicar tal hash o mais rápido possível também para obter confirmação.

Isso tudo requer muita capacidade de cálculo matemático e as placas de vídeo são ótimas para fazer isso pois elas são projetadas para fazer contas super rápidas para transformar as imagens das figuras de animação e os gráficos e paisagens dos jogos. Quem diria :)

Um bom software para mineração de criptomoedas vai fazer uso da capacidade de processamento matemático da placa de vídeo, acelerando ainda mais a velocidade e aumentando as chances do minerador encontrar uma criptomoeda (um hash válido).

Essa foi uma explicação simplificada com fins didáticos. Para maiores informações sobre criptomoedas e iminente colapso do Bitcoin, procure na web. Tem farto material e é muito interessante.

Perguntas interessantes