como funciona a avaliação cardiorrespiratória?
Soluções para a tarefa
O componente cardiorrespiratório esta diretamente ligada aos níveis de saúde de um individuo, os baixos níveis deste campo deste componente tem sido correlacionadas a varias causas, especificamente ligadas às doenças cardiovasculares.
Sabemos também que o oposto, ou seja, elevados níveis atingidos através de atividades físicas regulares, por sua vez, estão ligadas a diversos benefícios para saúde.
É um erro não realizar previamente qualquer tipo de avaliação de aptidão física cardiorrespiratória e motora olhando sempre pelo ponto de vista da prevenção, na busca de uma melhor qualidade de vida.
O profissional de ed. física e também de outras áreas da saúde estão cada vez mais conscientes da importância de oferecerem atividades prescritas individualmente com informações retiradas dos testes para uma boa finalidade.
Os profissionais que ainda não se atualizaram e voltam suas atenções para este fato, estão faltando com respeito pela busca do bem-estar de seus alunos.
CONCEITO:
A capacidade cardiorrespiratória pode ser definida como "habilidade de realizar atividades físicas" no dinamismo envolvendo massa muscular podendo ser submáxima a máxima isso dependendo do estado funcional do sistema cardiorrespiratórios, cardiovascular e muscular e suas reações fisiologico - metabolico
Aptidão cardiorrespiratória refere-se à capacidade funcional do seu sistema de absorção, transporte e entrega e utilização de oxigênio aos tecidos durante o exercício.
No decorrer da atitude, na medida em que cresce a intensidade, aumenta a necessidade de oxigênio pelos membros exercitados.
Para esforços contínuos e prolongados o sistema que predomina é o aeróbio que para funcionar adequadamente necessita de um eficiente sistema cardiorrespiratório, ou seja, de uma capacidade respiratória celular e também de um bom fluxo sanguíneo periférico.
O sistema cardiorrespiratório pode ser avaliado medindo-se a capacidade aeróbia máxima (VO2 Max) em um só parâmetro, que permite uma avaliação geral ao invés de examinar por partes (função pulmonar, função cardíaca, diferença arteriovenosa, sangue, etc.).
O VO2 MAX depende essencialmente do debito cardíaco máximo e da diferença arteriovenosa máxima VO2 MAX = debito cardíaco Maximo x diferença arteriovenosa máxima.
O indivíduo já nasce com a aptidão cardiorrespiratória, ela é melhorada através de treinamentos
Quanto maior o VO2 MAX do indivíduo, maior a sua capacidade energia de suportar esforços por períodos prolongados
Espero ter ajudado!