Como forma de propiciar práticas significativas que pudessem contemplar os campos de atuação considerados pela BNCC, os conhecimentos, as atividades e as habilidades definidas em cada campo, uma equipe escolar fez uma pesquisa com os alunos sobre suas preferencias e organizou o currículo da sua escola, introduzindo projetos com diferentes modalidades de atividades:
No Campo da vida cotidiana: Ler e produzir textos multissemióticos; Ler e produzir textos injuntivos como: regras de jogos, receitas, entre outros Diário pessoal
No Campo artístico literário: Maleta literária; Cinecultura; Oficinas de criação (HQ, mangá, animação, miniconto, vídeo, entrevistas e teatro); Podcast; Música e cia; Sarau literário; Canal no YouTube com dicas Literarias; Dia da família com apresentações artísticas dos pais e alunos.
Campo das práticas de estudo e pesquisa: Seminários e apresentações de pesquisas realizadas; Pesquisa em diferentes meios impressos e digitais; Feira de conhecimentos; Leitura e produção de gráficos e tabelas; Monitoria para alunos.
Campo da vida pública: Agenda cultural da cidade. Grupo da sala de aula em aplicativo Jornal falado na escola Divulgação das atividades e projetos em redes sociais.
Cada uma dessas frentes é organizada pelas crianças e por seus professoers. Em cada semestre, os alunos devem desenvolver projetos e participar de atividades diferentes em pelo menos dois campos.
A respeito dessas modalidades de atividade e dessa forma de organizar o trabalho, é possível afirmar que:
As atividades não permitem contemplar as aprendizagens previstas na BNCC, bem como sua progressão curricular.
As atividades Contemplam as práticas de linguagem contemporâneas e os novos multiletramentos, mas não contemplam as aprendizagens previstas em todos os campos considerados pela BNCC.
As atividades contemplam as aprendizagens previstas em todos os campos previstos pela BNCC, no entanto não favorecem o protagonismo dos alunos. As atividades não contemplam as práticas de linguagem contemporâneas, bem como os novos multiletramentos e não favorecem o protagonismo dos alunos.
As atividades permitem contemplar as aprendizagens previstas em todos os campos considerados pela BNCC e o fazem de forma contextualizada favorecendo o protagonismo dos alunos.
Soluções para a tarefa
Objetivo da BNCC é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar, ou seja, ele estará apto para atuar em sociedade ao longo de seu desenvolvimento e todas esses 10 competências visam promover um melhor acesso as condições para tal.
Uma atividade que dialogue com esse universo pode ser ao estudo do Homem aranha das HQ's.
A relação nesse conto do Homem Aranha é de estar explorando o multi-verso junto com Dr. Estranho nas infinitas realidades.
Contextualizando:
Peter Parker é um adolescente que foi picado por uma aranha geneticamente modificada e ganhou super poderes.
Seu comportamento é irônico e sarcástico, apesar de combater os vilões ele possui tiradas inteligentes e de alívio cômico.
Os heróis das HQ's estão ligados a uma concepção política de soberania por parte do governo americano sobre os demais países, porém, nas histórias essa noção é passada de forma fantasiosa, sendo os heróis os pilares da nação, como vemos no caso dos Vingadores e heróis de dois grupos diferentes de quadrinhos, sendo o primeiro a Marvel e o segundo da DC comics.