Como forma de incrementar a detecção das doenças, em 2004 foi instituída a “Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar” com a criação dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia cujo objetivo é detectar, notificar e investigar de maneira precoce e oportuna, para adoção adequada de medidas de prevenção e controle das mesmas doenças de interesse para saúde pública, cuja porta de entrada no sistema, muitas vezes, são os hospitais, mesmo que estes não sejam de referência em doenças infecciosas.
TEIXEIRA, M. G.; COSTA, M. da C. N.; CARMO, E. H.; OLIVEIRA, W. K. de.; PENNA, G. O. Vigilância em Saúde no SUS - construção, efeitos e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 6, p. 1811-1818, 2018.
A vigilância epidemiológica representa um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças ou agravos. A partir das informações anteriores, a respeito da farmacovigilância, avalie as afirmações a seguir.
I. Finalidade de estabelecer causas e circunstâncias em que ocorrem casos fatais.
II. Analisa o comportamento das doenças influenciadas pelo comportamento humano.
III. Aplica-se à identificação, análise, compreensão de eventos adversos associados ao uso de medicamentos.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
III apenas
Explicação:
I - Vigilância de doenças infecciosas: analisa o comportamento das doenças (imprevisível e impacto global), influenciada pelo comportamento humano. -
II- Vigilância de traumas e lesões: monitora a incidência, causas e circunstâncias em que ocorrem casos fatais e não fatais(...)
III - Farmacovigilância: se aplica à identificação, análise, compreensão de eventos adversos associados ao uso de medicamentos, com a finalidade de estabelecer as bases técnicas para a sua prevenção (medicamentos, vacinas, hemoderivados, produtos biológicos, plantas medicinais, medicina tradicional e complementar e equipamentos médicos).
Página 80 do material da disciplina
Apenas a afirmativa III está correta.
A farmacovigilância é uma forma de identificar, analisar e compreender os eventos adversos que estão associados ao uso de medicamentos.
O estabelecimento de causas e circunstâncias nas quais ocorrem casos fatais é papel da epidemiologia e dos agentes da saúde envolvidos com isso.
O comportamento das doenças é estudo da clinica medica, e não da farmacovigilância.
A farmacovigilância pode ser aplicada no estudo da farmacocinética e farmacodinâmica.
Espero ter ajudado!