ENEM, perguntado por alineoliveira8705, 11 meses atrás

Como forma de acelerar o processo de branqueamento da população, os primeiros imigrantes trazidos tinham origem germânica. Esses primeiros grupos foram assentados em colônias agrícolas que teriam a dupla finalidade de ocupar terras devolutas e de produzir gêneros alimentícios variados para abastecer a capital do Império. NÓBREGA, R ; DAFLON, V. T. Da escravidão às migrações: raça e etnicidade nas relações de trabalho no Brasil. Latin Americam Studies Association, 2009. (fragmento) Segundo o texto, a estratégia imperial para incluir os imigrantes europeus na sociedade brasileira passou pela a) implementação de cortiços nas colônias agrícolas. b) criação de associações europeias no país. c) geração de empregos nas primeiras indústrias nacional. d) oportunidade gerada de ocupar terras agrícolas. e) proximidade étnica entre os nacionais e os estrangeiros.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

e) proximidade étnica entre os nacionais e os estrangeiros.

A proximidade étnica entre nacionais e estrangeiros foi um dos fatores que embasou o processo de branqueamento, no sentido de que se fundamentava no etnocentrismo, baseado no preconceito e discriminação contra povos negros e indígenas.

Todavia, a base cultural também obteve grande parcela dos povos negros trazidos de navios, contribuindo sobretudo, para o patrimônio imaterial brasileiro, como a capoeira e as religiões afro.

Perguntas interessantes