Como foram feitos os parangolés de hélio oiticica? Oque o artista queria afirmar com essa obra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Parangolés de Hélio Oiticica são uma espécie de “capa” que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. Ou seja, o espectador veste a obra e a obra ganha vida através do espectador.
O objetivo, segundo o próprio artista é “dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para ser participante na atividade criadora”.
Explicação:
O Parangolé é uma “anti-arte por excelência”; não se pode ir numa exposição de Parangolés. Essa arte só tem sentido com a participação do público.
A ideia é que eles pressupõem a transformação na concepção do artista, que deixa de ser o criador de objetos para a contemplação passiva e passa a ser um incentivador da criação pelo público.
Ao mesmo tempo que pressupõem uma transformação no espectador, dado que a obra só acontece com sua participação. Trata-se de deslocar a arte do âmbito intelectual e racional para a esfera da criação, da participação.
Caso queira se aprofundar mais na questão dos Parangolés e sobre Hélio Oiticica, veja a matéria completa em: arteref .com/gente-de-arte/o-que-foram-os-parangoles/