como foram criadas as cidades da Europa em 1300?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A partir do século XI, o comercio na Europa cresceu. Gênova e Veneza dominavam o comércio no Mediterrâneo e na península Itálica.
As feiras medievais reuniam mercadores de várias partes do mundo, e duravam de quinze dias a dois meses e aconteciam uma ou duas vezes por ano.
A moeda passou a ser o meio mais usado para se adquirir um produto nessas feiras. Como vinham comerciantes de várias parte do mundo com moedas diferentes, surgiram cambistas que trocavam as moedas. Eles colocavam as moedas em cima de um banquinho de madeira para examina-las. Por isso, ficaram conhecidos como banqueiros. Logo, eles começaram a fazer empréstimos à juros e a guardar dinheiro.
A partir do século XI, com o aumento da população e do comércio, essas cidades cresceram e novas cidades surgiram.
Por razões de segurança, os mercadores medievais prefiram se estabelecer nas proximidades de uma área fortificada e cercada de muralhas. Esse novo bairro, situado fora dos muros do antigo núcleo urbano, era chamado de burgo. Nele viviam mercadores e artesãos, como sapateiros, oleiros, ferreiros, tintureiros, etc. Esses habitantes dos burgos, era chamados de burgueses, constituindo um novo grupo social: a burguesia.
Explicação: