Biologia, perguntado por hellenaSantiago2483, 9 meses atrás

Como foi solucionada a controvérsia entre as hipóteses da abiogênese e da biogênese?

Soluções para a tarefa

Respondido por narutofsa
12

Resposta e Explicação:

Louis Pasteur foi um dos principais cientistas que contribuiu para a teoria da biogênese. Em 1860, a Academia Francesa de Ciências lançou um concurso que daria um prêmio a quem mostrasse um experimento sobre a origem da vida. Assim, Pauster, adicionou em quatro frascos, caldos nutritivos, sendo que alterou seus gargalos, deixando-os no formato de um cisne, com uma pequena passagem de ar.

Depois esquentou os mesmos até o vapor chegar nos gargalos e, os deixou em repouso para que esfriassem. Ele notou que as partículas ficavam presas, pois o gargalo agia como um filtro e mesmo em contato com o ar, os microrganismos não conseguiram penetrar o caldo. Mas, quando ele quebrou os gargalos notou que os microrganismos entraram rapidamente e viu que estes não nasceram do líquido.

Respondido por Lucasszera
14

Resposta:

apesar de sabermos que um ser vivo surge de outro, a biogênese não explica o surgimento do primeiro ser vivo.

Explicação:

Um dos primeiros experimentos foi realizado por Francesco Redi. Esse pesquisador colocou carne no interior de frascos cobertos com gaze e em frascos descobertos. Com o tempo, larvas surgiram no frasco aberto, mas nada aconteceu no frasco fechado. Redi percebeu a visitação de moscas nos frascos abertos, o que sugeria que provavelmente as larvas eram alguma fase de vida desse animal e não que as larvas surgiam a partir da carne. Esse experimento foi, sem dúvidas, um grande avanço para a aceitação da biogênese.

Com o descobrimento de seres microscópicos, começou-se a considerar novamente a ideia da abiogênese por parte de alguns pesquisadores. Iniciaram-se, então, vários outros estudos para compreender a origem desses seres. Entre esses pesquisadores, destacou-se Louis Pasteur.

O experimento de Pasteur foi feito a partir de um caldo nutritivo em um frasco de vidro. Posteriormente, o gargalo foi esticado (frasco tipo “pescoço de cisne”) e o caldo nutritivo foi fervido para matar todos os micro-organismos. Com o tempo, observou-se que nada surgia no interior do frasco. Entretanto, após a quebra do gargalo, houve a proliferação de micro-organismos. Isso sugeria que no ar existiam micro-organismos que, em contato com o líquido, desenvolviam-se.

A partir desses experimentos, a teoria da abiogênese caiu em descrédito e a biogênese foi aceita pelos cientistas.

Perguntas interessantes