como foi que Maomé se tornou um profeta do Islã
Soluções para a tarefa
Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacob, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um império islâmico que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.
orfão de pai, perdeu a mãe aos seis anos. Na época, a sociedade árabe era dividida em tribos e clãs, com uma formação política bem descentralizada. Maomé pertencia a uma tribo poderosa na época e, mesmo sendo analfabeto, trabalhou a maior parte da vida como mercador. Casou-se com uma mulher mais velha do que ele, que pôde oferecer melhores condições financeiras e status social.
No ano de 610, Maomé teve uma revelação mística, chamada de epifania: por meio do arcanjo Gabriel, recebeu as primeiras revelações do próprio Deus, que se repetiram por vários anos. A compilação delas deu origem ao Corão, livro sagrado dos islâmicos, cujos versos foram ditados pelo próprio Maomé.
Por acreditar ser um mensageiro divino, começou a fazer pregações; entre elas, a de que as pessoas deveriam se submeter a um único deus, diferentemente do costume dos árabes na época, que se dedicavam a várias divindades. Também pregava que os fiéis poderiam ter uma vida eterna e gloriosa mesmo após a morte terrena. Apesar de não rejeitar o cristianismo e o judaísmo, seguido por boa parte da população na época, era contra a adoração de ícones pagãos. Maomé ainda lutou contra o infanticídio, defendeu um código de ética para as guerras e regulamentou práticas comerciais. Com as perseguições a Maomé e seus fiéis, eles deixaram Meca e se mudaram para Medina, uma cidade próxima. Depois de vários anos enfrentando batalhas contra Meca, Maomé, com seu exército, reconquistou a cidade, oferecendo uma unidade política e melhores condições de vida ao seu povo.
Legado
Em menos de 200 anos, uma nova identidade dos seguidores do Islã se espalhou do Himalaia à Europa, fundindo-se à cultura dos povos conquistados. Com isso, houve um salto de evolução na sociedade árabe, principalmente nas artes, na tecnologia, arquitetura, matemática e navegação. Para além do mundo árabe, Maomé forneceu as bases da religião islâmica, a segunda crença religiosa mais seguida no mundo atualmente – atrás apenas do Cristianismo.