como foi processo de industrialização do Panamá?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O século XX panamenho caracterizou-se pelo nascimento de um movimento popular que periodicamente revolvia as bases da estrutura social e de suas instituições políticas. Os movimentos populares respondiam qualitativamente aos diferentes momentos, próprios do desenvolvimento capitalista da época.
Além disso, distinguiu-se pela luta que o projeto nacional enfrentou contra o neocolonialismo norte-americano. Os Estados Unidos, aproveitando-se do Tratado do Canal, firmado em 1903, apropriaram-se de uma área ao redor da via aquática (Zona do Canal do Panamá), convertendo-a em um território com jurisdição subordinada a eles, até 1977, e ocupando-a militarmente, até 1999. Os enfrentamentos diplomáticos e políticos da época culminaram, em 1964, com uma insurreição popular que modificou a relação entre os dois países.
Esse período também foi caracterizado pela aparição de uma classe média ascendente, possuidora de altos níveis educacionais, com serviços de saúde, desenvolvimento urbano e gosto pelo consumismo. Nesse período, a classe média conseguiu criar partidos que irromperam com relativo êxito nas lutas pelo poder.
Apesar dos avanços assinalados no campo das lutas sociais, nacionais e políticas, o Panamá não conseguiu institucionalizar uma ordem que o estabilizasse. No início do século XXI, os trabalhadores e suas organizações tenderam a retroceder, tanto qualitativa como quantitativamente. A evacuação das bases militares norte-americanas e a entrega do Canal do Panamá ao governo nacional, acordadas em 31 de dezembro de 1999, ainda não impulsionaram os resultados esperados. Além disso, a classe média perdeu a capacidade política para dirigir os destinos do país.
O Panamá não conseguiu enfrentar com uma política alternativa a ofensiva dos países capitalistas mais avançados, que descarregaram sobre a periferia do sistema capitalista os custos da reordenação econômica. A chamada globalização, que pretende desarticular os mercados nacionais formados no século XX, e o neoliberalismo, que serve de bandeira ideológica desse movimento, fizeram incursões importantes no Panamá. Apesar de contar com algumas vantagens relativas – a posição geográfica (Canal do Panamá, Zona Franca regional e outros serviços), a formação social da população – os últimos governos em exercício cederam ante as instituições financeiras internacionais aplicando políticas de desregulamentação, flexibilização e privatização.