Como foi o segundo reinado do imperio brasileiro?
Soluções para a tarefa
Um resumo e esquema simples do Segundo Reinado pode ser exemplificado com a economia cafeeira, instituições parlamentares, disputas entre Liberais e Conservadores e o avanço do ideal Republicano no Brasil.
A economia do segundo reinado era baseada, principalmente, na exportação de café e tabaco - faziam, inclusive, parte de nossa bandeira - baseada no trabalho escravo africano e na exploração do trabalho dos imigrantes europeus. A política do segundo reinado, apesar da Monarquia, ocorria de forma relativamente livre no Parlamento, com frequentes - e pesadas - críticas publicadas na imprensa livre contra o Imperador, Dom Pedro II, sendo estes dois fatores os mais importantes para entender tudo sobre o Segundo Reinado.
Nação x Estado:
Ao início do Segundo Reinado (1840) o Brasil era um país que havia se tornado independente há menos de duas décadas, de modo que tanto a ideia de Nação - um conceito da geopolítica que envolve a ideia de um povo, com uma cultura, em um território e com uma língua - e de Estado - o conjunto das instituições políticas voltadas para o governo do território - estavam ainda se construindo em nosso país.
Independência e Centralização Política:
Como toda Nação "jovem", o Brasil, após a independência, teve que equilibrar a centralização política - ou seja, a concentração de poderes políticos nos órgãos centrais, no caso do Segundo Reinado, o próprio Imperador - e a descentralização, de modo a encontrar um equilíbrio entre as autoridades locais e a formação de um Estado que criassem uma situação sustentável.
Mais sobre o Segundo Reinado em:
https://brainly.com.br/tarefa/3059724