História, perguntado por ludvitoria35, 1 ano atrás

Como foi o processo de independência do Uruguai?

Soluções para a tarefa

Respondido por jusschlichtingjulia
50
O Brasil sob domínio de Portugal, havia ocupado a área em 1811 e a anexado em 1821 (ler Incorporação da Cisplatina em História do Brasil). Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de Agosto de 1825. O Uruguai se tornou uma nação independente com o Tratado de Montevidéu, de 1828. As negociações para a independência tiveram o auxílio de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, para consolidar a livre navegação do rio da Prata. Foi José Artigas, entretanto, a pessoa capaz de aglutinar internamente as expectativas uruguaias de independência, cabendo-lhe o mérito da independência.
Respondido por Esperteza07
5

Resposta:

25 de agosto é uma data muito importante para os uruguaios. Nesta data, em 1825 foi declarada a independência no país. Quem a proclamou foi o líder político uruguaio Juan Antonio Lavalleja que, com a ajuda de tropas argentinas, expulsou os brasileiros do Uruguai.

Não existem documentos que comprovem onde foi lida a ata da Independência, mas segundo relatos, isto aconteceu no Departamento de Florida.

Dia da Independência | Uruguai

A Província Oriental do Uruguai é declarada livre e independente do Rei de Portugal, do Imperador do Brasil e de qualquer outro poder estrangeiro.

É uma data tão importante quanto os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 18 de julho e 25 de dezembro, feriados nacionais.

Neste dia, muitas coisas estão fechadas no Uruguai. Os escritórios públicos paralisam as suas atividades, algumas lojas e serviços também não abrem suas portas. Apesar disso, os ônibus circulam com a mesma frequência de um domingo e os taxis cobram tarifa noturna.

Shoppings, Cinemas, Supermercados, Hospitais ficam abertos nos seus horários normais.

Explicação:

Perguntas interessantes