Como foi o processo de formação do dia da padroeira de arapiraca
Soluções para a tarefa
Resposta:
Com menos de um século, Arapiraca é considerada o segundo maior polo de educação do estado
1
CBC alunos
No próximo dia 30 de outubro, Arapiraca completa 93 anos de Emancipação Política. Com menos de um século de idade, coleciona o título de mais importante município do interior alagoano. E nesse contexto, há de se destacar a relevância da evolução do segmento educação, que segue a trajetória da história do município, o segundo maior polo de educação do estado.
A semente desse desenvolvimento começou a ser plantada antes mesmo do seu processo de emancipação, que aconteceu no ano de 1924. Relatos apresentados no livro “Arapiraca através do tempo”, do escritor, escultor e folclorista Zezito Guedes, narram que foi em 1885, a data da chegada do professor Antônio Raimundo, o primeiro contratado por lideranças do povoado para ensinar a meninada a ler, escrever e a contar.
As aulas eram ministradas numa residência particular improvisada como sala de aula. Nessa fase, a escolarização era considerada um privilégio acessível aos filhos de famílias com posição econômica destacada. Somente em 1890 foi criada uma escola mista. E em 1891, Esperidião Rodrigues, o primeiro prefeito do município, conseguiu do então governador do Estado, o Barão de Traipu, a nomeação da sua nora, Marieta Peixoto, a de primeira professora estadual.
Explicação:
pesquisei na internet