História, perguntado por Rayv19, 1 ano atrás

como foi o massacre do carandiru?

Soluções para a tarefa

Respondido por faeladasilva24p06ksl
7
Foi uma uma rebelião, que vitimou 111 presos da Casa de Detenção do Carandiru, na capital paulista, em outubro de 1992. O episódio repercutiu até fora do Brasil devido à quantidade de mortos e também à forma como os presosforam abordados pela polícia. 120 policiais militares foramindiciados.
Respondido por Guimasf
0

No Pavilhão 9 ficavam os réus primários e foi lá que ocorreu o começo da rebelião. Começou como uma briga entre prisioneiros de facções rivais e acabou se espalhando pelo Pavilhão. Trezentos policiais adentraram o local com intuito de controlar a situação, resultando em 111 mortos. De acordo com os detentos e familiares, o número é muito maior.

Massacre do Carandiru

Sobreviventes, familiares e representantes dos direitos humanos alegam que o número de mortos chega a 300. A situação teria sido controlada, os presos decidiram por fim à rebelião, entregaram as armas e voltaram às suas celas. Porém, a polícia começou a atirar sem chance de defesa por parte das vítimas.

A perícia afirmou que não houve confronto, pois os presos não reagiram. Os presos teriam sido obrigados a carregar os corpos e limpar o local.

Em 2013, 23 PMs foram condenados à 156 anos de prisão cada, outros 25 condenados à 624 anos de prisão cada. Em 2016 as condenações foram anuladas. Em 2021, com júri popular, os policiais foram condenados.

Leia mais sobre Direitos Humanos: https://brainly.com.br/tarefa/17754494

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes