História, perguntado por yasminvieira7838, 11 meses atrás

como foi o imperialismo na asia e na áfrica? resposta completa, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por bielf243
4
Para entender o Imperialismo na África e na Ásia, é preciso primeiro saber:

O que é o imperialismo?O que significa dizer que um país é imperialista?

O imperialismo não é nenhuma novidade na história da humanidade. Desde os tempos antigos há registros de regiões dominado outras regiões, ou mesmo civilizações inteiras sendo submetidas por outras civilizações.

O imperialismo tem seu auge no século XIX, e tem os países europeus como seus principais agentes.

- Mais por que será que a Europa se tornou Imperialista, quais os motivos que tornou os países europeus em países imperialistas?

1850 – A partir da metade do século XIX, a Europa se torna o continente mais poderoso do mundo. A Revolução Industrial é um verdadeiro sucesso; as fábricas produzem a todo vapor, e produzem muito mais que a própria Europa pode consumir.

Por isso, é preciso encontrar novos mercados para esses produtos industrializados, é preciso romper as fronteiras de outros países; não só para vender mais também para obter matérias-primas para as industrias.

E são basicamente esses dois fatores: a busca de novos mercados e obtenção de matérias-primas, os responsáveis pela maior corrida imperialista já vista entre os países europeus.

Mas não foram só as necessidades de encontrar novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas, que fizeram com que os burgueses europeus se tornassem imperialistas e partirem em busca de novas terras.

Curiosamente, a mesma industria que trouxe riqueza, também trouxe a miséria, isso porque a utilização cada vez mais intensa das máquinas, gerava um número cada vez maior de desempregados. E onde há miséria, há instabilidade social, e instabilidade social, era uma coisa que os burgueses europeus não queriam.

- Então, como será que eles resolveram o problema de milhões de europeus desempregados?

Muito simples, os mesmos países que compravam os produtos industrializados dos europeus e forneciam matéria-prima, tinham que receber também os desempregados. Foi assim que começou a grande imigração européia do século XIX.

Em resumo, estes foram os motivos que levou a Europa a se tornar Imperialista e a colonizar boa parte da África, Ásia e Oceania.

- Mas quem dominou quem?

"...Estas conquistas tiveram um preço, um preço que foi pago com milhares de vidas. Nenhum país se deixa submeter a outro "


Imperialismo na África:

Nos primeiros momentos da corrida colonialista o continente africano não atraiu tanto quanto o asiático. A África parecia Ter como atrativo o comércio escravo, particularmente realizado na África Ocidental a nas colônias portuguesas (Angola, Guiné, Moçambique). O declínio do tráfico negreiro e a busca de matérias-primas fez com que a Europa olhasse para o continente negro com outros olhos.

1876 – Esta ano que se realiza a Conferência Internacional de Bruxelas. Com as resoluções dessa conferência a África é dividida entre as potências européias colonialistas (as potências colonialistas eram: Alemanha, França, Itália, Rússia, Holanda, Portugal, Espanha e Bélgica), em pouco tempo os europeus se estalam em lugares estratégicos do continente africano e dominam as populações locais.

Todo o sul do continente africano foi colonizado pela maior...
Perguntas interessantes