História, perguntado por marques38, 1 ano atrás

como foi o fim do segundo governo vargas?

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynaewanderson
1
O segundo mandato

Como já era de se esperar, Getúlio voltou ao poder pela segunda vez, porém agora em um regime democrático, sendo levado pelos braços do povo. Com o intuito de conseguir muitas alianças para seu governo ele buscou parceria com diferentes setores da política, e se aliou tanto aos que defendiam a prática do nacionalismo quanto do liberalismo.

Nesse seu segundo mandado ele criou novamente empresas estatais que viriam a trazer um grande significado econômico para o nosso país, foram elas: A Petrobras, que tinha o objetivo de controlar toda a prática de prospecção e refino do petróleo nacional; e a Eletrobrás  responsável por gerar e distribuir energia elétrica.

Outra atitude do seu governo foi convidar para assumir o Ministério do Trabalho, João Goulart, que em um período de intensa atividade grevista decidiu defender que era necessário reajustar o salario em 100%.

Como a maioria de suas atitudes tinham aspectos nacionalistas, em geral a elite e os setores do oficialato nacional não recebiam essas práticas com muita alegria. Um dos maiores críticos do governo era Carlos Lacerda, membro da UDN, que usava os meios de imprensa para acusar o governo de utilizar práticas corruptas e promover a esquerdização. Em contrapartida, no ano de 1954, o guarda pessoal do presidente, Gregório Fortunato, promoveu um atentado a Lacerda, que conseguiu sair com vida.

No ano de 1954, no Palácio do Catete, Vargas suicidou-se com um tiro no peito, deixando uma carta testamento na qual estava escrito uma frase que seria lembrada por toda a eternidade: “Deixo a vida para entrar na História”.

Seus últimos dias de governo estavam sendo marcados por uma forte pressão política, tanto por parte da imprensa como dos militares, já que a situação econômica do país não era das melhores, o que acabava deixando a população descontente e aumentando ainda mais as críticas e as cobranças. Até os dias atuais o seu suicídio é um mistério a ser esclarecido, gerando ainda muitas polêmicas a cerca dele.

Mesmo com todo o seu lado ditatorial contradizendo sem perfil populista, Vargas foi um dos presidentes que mais investiu na infraestrutura e no trabalhador brasileiro. Sua atuação deixou marcas que duram até hoje, como o desenvolvimento do parque industrial brasileiro e a criação das leis do trabalho.

Perguntas interessantes