História, perguntado por vineepiaia, 1 ano atrás

como foi o fim do Império Romano?

Soluções para a tarefa

Respondido por rosibruna
8
a expressão queda do império romano refere-se ao fim do império romado do Ocidente, ocorrido em 476 d.c, com a tomada de Roma pelos hérulos, uma vez que a parte oriental do Império, que posteriormente os historiadores denominariam império bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a queda de constantinopla. A queda do Império Romano do Ocidente foi causada por uma série de fatores, entre os quais as invasões bárbaras que causaram a derrubada final do estado
Respondido por NaylaSantos1
8
A partir século 30 , o império romano conheceu um longo processo de desestruturação. entre os principais fatores da crise estava a grande extensão das fronteiras do impéirio. mantê os protegidos das constantes pressões dos bárbaros exigia do estado muito dinheiro para financiar o exército, pegar os funcionários administrativos , conservar estradas ,muros de proteção e fortes e garantir alimentos para população.
Na prática, a dificuldade de guardar as fronteiras era tão grande que o império deixou de conquistar novos territórios. Os gastos para realizar e manter as conquistas eram maiores do que os lucros que essas guerras proporcionavam . Como os escravos eram provenientes principalmente das províncias dominadas , o fim das conquistas reduziu drasticamente a estrada de novos escravos no império.
com a escassez de escravos , o preço deles aumentou , produção diminuiu, e os produtos ficaram mais caros. Esse quadro afetou principalmente a economia da península itálica, da Gália e da península ibérica, que era as principais regiões escravistas do Império.

Bons Estudos
Perguntas interessantes