Direito, perguntado por Lelê2124, 1 ano atrás

→Como foi o declínio de Atenas??←


Lelê2124: "da democracia"

Soluções para a tarefa

Respondido por paulinha12duda
1
Os primeiros anos de luta foram marcados pela vitória da Liga do Peloponeso na Ataca, onde desenvolveram a agricultura, e pelas expedições vitoriosas dos atenienses ao litoral da Península Balcânica. Na Ativa, os fugitivos da guerra concentraram- se em Atenas, provocando uma superpopulação. Uma epidemia, conhecida como “Peste do Egito”, causou a morte de milhares de habitantes, incluindo Péricles. A guerra estava equilibrada e as cidades beligerantes desgastadas. Por isso, em 421 a.C., foi firmada a Paz de Nícias (sendo esse o nome de um governante de Atenas).

Aproveitando-se disso, as cidades aliadas a Atenas procuraram se libertar de sua opressão, ameaçando todo o sistema democrático que se apoiava na cobrança de tributos. A saída para essa crise era uma grande vitória militar contra a Liga do Peloponeso. Assim, em 415 a.C., foi preparada uma grande esquadra, comandada por Alcebíades, para atacar a Sicília e outras Regiões da Itália, colônias de onde provinham os alimentos para Esparta e seus aliados. Porém, acusado de impiedoso por seus adversários políticos em Atenas, Alcebíades fugiu para Esparta e traiu os atenienses. Esparta enviou então um poderoso exército para a Cecília e derrotou a frota de Atenas.
Espero ter ajudado!
Respondido por Giih1012
1

Olá, boa tarde!

R: Por volta de 404 a.C, ela teve suas estruturas abaladas. E um dos fatores principais foi a derrota para Esparta na "Guerra do Peloponeso". A guerra resultou em várias fragmentações políticas internas. Além desse fator, diante da derrota, foi estabeleceu-se o governo oligárquico conhecido como "Os Trinta Tiranos", ajudando assim a depauperar a administração democrática.

→Espero ter ajudado←


Perguntas interessantes