como foi introduzido a tradição da folia de reis em Goiás?
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Resposta:
Em Goiás
Até final dos anos 60 a tradição era passada para os futuros foliões em potencial,
pelo ritual cultural em si mesmo, por meio da observação e pela influência dos que já
eram foliões. Isto porque a Folia de Reis era tida como manifestação cultural, de cunho
religioso somente da zona rural (Moreyra, 1983). Nesse período, a ligação do campo
com o mundo era feita por intermédio de alguns aparelhos de rádio que existiam, o que
ocasionava certo nível de isolamento do homem do campo. A chegada dos anos 70
aconteceu juntamente com algumas mudanças que minimizaram a distância entre rural e
urbano, tais como o êxodo rural; a invenção da televisão; a melhoria das estradas e
transportes. (Pessoa, 1993). Dessa forma o fascínio que a Folia de Reis causava nas
pessoas, foi dividido com outros tantos “shows” da vida urbana, o que culminou em
quase trinta anos prejudiciais à reprodução da Folia de Reis. Já nos anos 90, o quadro
histórico da Folia de Reis começa a mudar, pois a modernização da sociedade brasileira
seguida da associação com o turismo foi marcante para a sobrevivência da Folia de Reis
enquanto manifestação cultural, mesmo que para alguns estudiosos, a idéia de tal
associação seja maléfica à originalidade dos rituais culturais que deve ser conservada.
Goiás enquanto Estado está imerso em um espaço simbólico, conduzido por
classes sociais, poder, e agentes sociais, em disputas territoriais e identitárias. A
capacidade fluente da identidade abrange integrantes da comunidade de Goiás que sofre
influência cultural, e de múltiplas identidades e espacializações, em diferentes
contextos, de classe social, etnia e gênero.
É válido pensar a Folia de Reis enquanto prática cultural em Goiás, que
solidifica a identidade cultural dos foliões goianos, pois a comunidade inteira se
mobiliza meses antes da saída da folia, construindo ranchos que serão usados para o
pouso e fornalhas para preparação dos alimentos; engordando animais para a festa.
Todos esses passos constituem o ritual tradicional da Folia de Reis em Goiás.
O território goiano, assim como os outros estados, não possui fronteiras
culturalmente delimitadas, uma vez que este influencia os demais estados brasileiros e é
influenciado pela cultura de outros estados pela vinda de imigrantes que se assentaram
em todo o espaço goiano. As diversas identidades de um determinado território
compõem um quebra cabeça em constantes construções e revitalizações e como as
tradições culturais, como a Folia de Reis, permanecem sólidas e praticantes na
contemporaneidade é uma questão a ser analisada com base no estudo das identidades e
história cultural e que remeteria a idéia de saber social, que ultrapassa os limites da
educação tradicional, sendo de fato, um saber gerado no cotidiano. Ora, a Folia de Reis
corresponde ao conhecimento adquirido por goianos de geração a geração e esse fator
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mobiliza cada um dos foliões que tem o interesse em transmitir no próprio cotidiano de
vida, o conhecimento cultural produzido e trocado.
Dessa forma, os foliões, enquanto grupo cultural, organizam, decodificam e
reproduzem um ritual e compartilham com diversos outros foliões em potencial, mesmo
no decorrer do próprio acontecimento do festejo da Folia de Reis, em especial nos
momentos da troca de casa em casa e na festa no dia do padroeiro, como em degraus de
uma escada, começando pelo fiel que recebe a folia em sua casa, passando pelo iniciante
no ritual e chegando até a diretoria, onde são conservados os códigos do ritual.
Os grupos goianos de folia, na atualidade, estão passando por um processo de
renovação do seu quadro constitutivo, comprovado empiricamente, com a observação
do ingresso e participação de jovens e adolescentes.
Com base no sucinto histórico das transformações ocorridas nas relações entre
campo e cidade dos anos de 1960 aos anos de 1990 e observadas as consequências desse
processo nas manifestações culturais, podemos sugerir que a Folia de Reis é locus
cultural de variáveis situações de transmissão da identidade cultural goiana, mesmo
depois das modificações, no próprio ritual, impostas pela modernidade. Modificações.