Como foi e é a visão de filósofos de diferentes lugares, contextos e tempos históricos?
Existe Filosofia Oriental?
E Filosofia Africana, existe?
E na américa-latina, existe produção Filosófica?
Estas indagações possuem o objetivo de levá-los a realizar uma pesquisa. Então, a
partir da orientação, pesquise sobre as reflexões éticas a partir do olhar oriental, do olhar africano e da américa-latina. Cite pelo menos um filósofo que abordou a ética em seus pensamentos em cada um destes territórios.
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Soluções para a tarefa
Resposta:
Existe Filosofia Oriental?O filósofo alemão Hegel é um destes pensadores que, em suas Preleções sobre a História da Filosofia, considera a filosofia oriental apenas como uma religião. Em primeiro lugar está a assim chamada filosofia oriental.
Filosofia Africana, existe?É óbvio que existe filosofia africana, ou seja, o africano apresenta um pensamento sistemático e organizado. Apesar de existir certos críticos que não acceita ou dúvida a filosofia africana, alegando que o mesmo não existe. Pois, a filosofia não tem só caracteristicas eurocentrica, mais também possue aspectos afrocentriticas.
na américa-latina, existe produção Filosófica?A Filosofia na América Latina: como seu desenvolvimento se evolui. Um dos expoentes da Filosofia no Peru é Francisco Miro Quesada, nascido em Lima em 1918, se notabilizou por ter iniciado no país a lógica e as correntes epistemológicas contemporâneas.
SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO ORIENTAL NA TEORIA
ÉTICA DE ARTHUR SCHOPENHAUER
RESUMO: Esta comunicação tem como objetivo discutir o fundamento da ação moral na
filosofia de Schopenhauer, destacando as possíveis contribuições ou influências recebidas
mediante suas leituras do pensamento oriental, realizadas no período de formação da sua
filosofia. Para tanto, será enfatizado alguns conceitos oriundos da sabedoria Védica, como véu de
Māyā e a expressão Tat tvam asi, no intuito de depreender seus significados mais profundos e,
assim, as possíveis relações que elas mantêm com os conceitos de representação e compaixão na
teoria schopenhaueriana.
AFRICANO
Uma sociedade sustentada pelos pilares do respeito e da solidariedade faz parte da essência de ubuntu, filosofia africana que trata da importância das alianças e do relacionamento das pessoas, umas com as outras. Na tentativa da tradução para o português, ubuntu seria “humanidade para com os outros”. Uma pessoa com ubuntu tem consciência de que é afetada quando seus semelhantes são diminuídos, oprimidos. – De ubuntu, as pessoas devem saber que o mundo não é uma ilha: “Eu sou porque nós somos”
LATINO AMERICANO
O texto O pensamento de Enrique Dussel: um olhar crítico pelo prisma
arendtiano trata-se de um exercício de (re)leitura da obra do pensador
argentino que, nos anos 70/80, cumpriu o papel de motivar e mobilizar parte
da intelectualidade latino-americana. Adotando o esquema “com Dussel, para
além de Dussel”, o presente trabalho estrutura-se em duas partes: na primeira,
destaca aspectos marcantes do pensamento dusseliano, reveladores da
perspectiva assumida por sua filosofia e do compromisso ético que seu
pensamento inspira. São eles: a afirmação de uma Identidade latino-americana;
uma antropologia latino-americana: o rosto ameríndio do homem; o princípio
ético da alteridade: o pôr-se frente ao outro como pobre/excluído; na segunda,
breves considerações críticas serão feitas ao pensamento dusseliano. São elas:
os silêncios de Dussel: ingenuidade ou furtiva estratégia ideológica?, onde se
observa que a utilização, mui parcial, de conceitos de Gramsci e Foucault,
compromente a problematização de decorrências práticas implicadas em seu
projeto; Dussel e a senda estreita do marxismo, onde se analisa os
comprometimentos daí advindos para seu pensamento; o flerte com uma razão
estratégica: a instrumentalização do agir e do pensar, onde se constata que
Dussel tornou-se refém das mazelas e dos descaminhos da racionalidade
moderna que ele pretendeu superar.
Explicação: