História, perguntado por MilenyDuarte, 1 ano atrás

como foi controlada a crise gerada pela renúncia do presidente Jânio quadros em 1961 ?

Soluções para a tarefa

Respondido por BiiahBSantos
23
A crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros foi temporariamente controlada em 1961 através da emenda parlamentarista, que possibilitou a posse do presidente João Goulart, conciliando setores em confronto.

MilenyDuarte: muito obrigada !
Respondido por eduardospagnolo
0

A crise gerada pela renúncia do presidente Jânio Quadros deu-se em razão da posse do vice-presidente, João Goulart, o qual os setores conservadores não queriam deixar governar. Essa crise foi solucionada através da instauração do parlamentarismo no Brasil, onde João Goulart seria o presidente e o Tancredo Neves, o primeiro-ministro.

Crise pela Renúncia de Jânio Quadros

Após a renúncia de Jânio Quadros houve uma crise sucessória pois os setores conservadores do Brasil não admitiam a posse de João Goulart. Visto isso, foi realizado uma tentativa de anular a posse de Jango que no momento estava realizando uma visita à China.

Porém, com a liderança do governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, houve um movimento contra esse ato golpista, chamado de "Campanha da Legalidade" que ajudou a concretizar a posse de João Goulart.

Essa crise só foi solucionada quando houve uma votação no Congresso de uma emenda que mudaria o sistema do Brasil para um regime parlamentarista com a presidência de João Goulart, e o primeiro-ministro sendo o Tancredo Neves.

Saiba mais sobre "Crise pela Renúncia de Jânio Quadros" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11613243

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes