Como foi as crises da Confederação do Equador?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a confederação do equador ocorreu durante o primeiro reinado no brasil (D. Pedro I) em 1824.
D.Pedro I fez a constituição outorgada (imposta) em 1824, de carater autoritario, contendo o quarto poder: Poder Moderador (poder que pode mandar nos outros tres poderes e que é comandado pelo imperador); transformando o brasil em um país catolico; ter voto censitario (nao-democratico).
em revolta a essa constituição, iniciou-se em Pernambuco (PE) e depois se alastrou pelo nordeste uma revolta contra a outorga de 1824. quem proclamou essa confederação foi o presidente da provincia de PE, elegido ilegalmente pela populaçao pois rejeitaram o presidente da provincia de PE escolhido pelo d pedro.
o principal atuante nessa confederação foi o jornalista Frei Caneca, que, apesar de ser padre, se enquadrava mais como um heroi nacional politico revolucionario.
FORÇAS REPRESSIVAS A MANDO DE D PEDRO I VIERAM DO GOVERNO CENTRAL DO RJ
obss.: 1- d pedro I perdeu muita popularidade reagindo dessa forma por ele foi contra um movimento de carater republicano federalista democratico (modelo EUA), que obviamente era separarista do brasil
2- pode se considerar que a confederação do equador foi uma continuação da revoluçao pernambucana de 1817 no periodo joanino, de carater emancipacionista
Explicação:
Resposta:
Foi uma a crise dos movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.
Explicação: