História, perguntado por GustavoAlmeida111, 1 ano atrás

como foi adquirida a cultura Árabe

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por andreggon
0
Home  »  Filmes   »   Árabes: Cultura e PoderÁrabes: Cultura e Poder

Angélica Amâncio, Flávia Lélis, Gabriel Martins,
Maíra Moura, Patrícia Pires, Rafaela de Freitas

02 de abril de 2008.

O termo Árabes é a designação genérica dos povos que falam o árabe.

Também pode-se dizer que é um conjunto de povos, que ocupam uma zona que se estende do golfo do Pérsico ao Atlântico. O Império Árabe teve sua formação a partir da origem do islamismo, religião fundada pelo profeta Maomé. Antes disso, a Arábia era composta por povos semitas que, até o século VII, viviam em diferentes tribos. Apesar de falarem a mesma língua, estes povos possuíam diferentes estilos de vida e de crenças.

Seu numero é avaliado em 150 milhões, cifra que inclui importantes minorias berberes, nilóticas, curdas, que podem ser mais ou menos arabizadas. Desde pelo menos a segunda metade do primeiro milênio, os árabes se estabeleceram na península situada entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico. Depois de Maomé (séc. VII), eles se lançaram, em nome do Islã, à conquista de um vasto império que atingia, nos princípios do séc. VIII, a Índia e a Espanha. No seio do Império muçulmano, vastas zonas se arabizaram, mais por assimilação dos autoctones do que por imigração maciça.

A partir do Séc. XVI, numerosas regiões árabes ficaram sob dominação otomana; elas viriam a ser colonizadas pelas potencias ocidentais ou colocada sob sua tutela nos séculos XIX e XX. As guerras de libertação nacional resultaram na independência política, por vezes adquirida através de grandes lutas (Marrocos, Tunísia, Sudão ? 1956- Argélia ?1962); mais tarde, revoluções derrubaram as dinastias que se encontravam no poder (Egito ?1952- Iraque ?1958- Líbia ?1969). Os diversos regimes nacionais árabes enfrentaram problemas de grande magnitude: tradições mulçumanas, a questão palestina e a dependência em relação à tecnologia dos países desenvolvidos.

No campo cultural, artístico e literário o povo árabe deixou grandes contribuições. A cultura árabe caracterizou-se pela construção de maravilhosos palácios e mesquitas. Destacam-se, nestas construções, os arabescos para ilustração e decoração. A literatura também teve um grande valor, com obras até hoje conhecidas no Ocidente, tais como: As mil e uma noites, As minas do rei Salomão e Ali Babá e os quarenta ladrões.

Perguntas interessantes