Como foi a trajetória de Pina Bausch?
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Resposta:
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch (Solingen, 27 de julho de 1940 — Wuppertal, 30 de junho de 2009), foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã.
Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês ideias para seu trabalho.
Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração para Pedro Almodóvar, em cujo filme, Fale com ela, Pina aparece em uma bela sequência de dança.
Foi diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.
Explicação:
Espero ter ajudado, bons estudos :]
Explicação:
Coreógrafa e bailarina alemã, Phlippine Bausch, que ficou conhecida por Pina Bausch, nasceu em 1940, em Solingen, na Alemanha. Faleceu a 30 de junho de 2009, aos 68 anos, em Wuppertal.
Aos 15 anos começou a estudar dança na Escola Folkwang, em Essen, onde lidou com vários professores, dos quais se destaca o coreógrafo expressionista Kurt Joos.
Pina Bausch licenciou-se com 19 anos e recebeu da escola o Prémio Folkwang pelo trabalho desenvolvido. Em 1960 integrou um programa de permuta de alunos e foi estudar para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, na Escola Juilliard. Ao longo dos dois anos que esteve em Nova Iorque atuou como bailarina na Companhia de Dança de Paul Sanasardo e Donya Feuer e no New American Ballet. Integrou, ainda, o elenco de bailarinos da Metropolitan Opera, assim como trabalhou com Paul Taylor.
Em 1962 regressou à Alemanha onde se tornou solista no recém-formado Folkwang Ballet, voltando a trabalhar com Kurt Joos, mas também com Hans Zulig e, principalmente, com Jean Cébron.
O desejo de ter algo novo para dançar levou Pina Bausch a tornar-se coreógrafa. Fragmet, de 1968, marca o início desta carreira, a que se seguiu o espetáculo Im Wind der Zeit (No Vento de Tempo), com o qual conquistou o primeiro prémio do II Concurso Internacional de Coreografia de Colónia, na Alemanha.
Entre 1969 e 1973 foi diretora artística do Folkwang Ballet, mas mantendo sempre as atividades de bailarina e coreógrafa. Foi, entretanto, convidada para dirigir a Wuppertal Opera Ballet, mas só aceitou o cargo de diretora depois de a autorizarem a levar consigo bailarinos da Folkwang.
Nas novas funções partir de 1973, Bausch ajudou a revitalizar a dança moderna na Alemanha, de tendência expressionista, bastante em voga na década de 20 do século XX, mas que perdeu importância após a ascensão do nazismo em detrimento do ballet clássico.