como foi a resistencia africana diante do imperialismo?
me ajudem
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Explicação:
Na segunda metade do século XIX, a Europa passava por intensas transformações tecnológicas que resultaram em inúmeros avanços no consumo de energia, na produção industrial etc. Esse avanços contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo e levaram as nações europeias a novas demandas por fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores.
Essa demanda fez com que as nações europeias gradativamente promovessem a ocupação do continente africano com o intuito de explorá-lo economicamente. Essa ocupação visando à exploração da África foi justificada como uma missão civilizatória que tinha como objetivo levar, juntamente com o cristianismo, os benefícios da civilização aos povos “atrasados”.
A missão civilizatória defendida pelos europeus baseava-se em ideais racistas da época, as quais afirmavam que o homem branco era naturalmente “superior” ao homem negro. No entanto, esses argumentos eram utilizados para esconder o real e único interesse dos europeus: a imposição de exploração econômica intensa sobre a África.
Anexos:
kariniboianovsky:
muito obg
Respondido por
1
Resposta: Tribos africanas lutavam contra a dominação imperialista, porém a descentralização dos povos fez com que o poder bélico deles em geral fosse quase nulo. Ou seja, houve sim uma resistência africana, porém não efetiva, houve momentos que os próprios imperialistas fizeram alianças com tribos inimigas para derrubaram outra.
Explicação: pfv coloca minha resposta como a melhor
Bons estudos!!! Espero ter ajudado.<3
Perguntas interessantes