História, perguntado por danielwlobo, 11 meses atrás

Como foi a relacao de vasco da gama com os indianos?

Soluções para a tarefa

Respondido por marialuizagisele
0

Resposta:

E apesar da relação nada amistosa entre portugueses e indianos, acredita-se que essa primeira viagem às Índias rendeu a Portugal um lucro de 6.000%. Vasco da Gama ainda retornou duas vezes à Índia, com o objetivo de submeter a região. ... Mas a expansão portuguesa não se deteve no subcontinente indiano.

Respondido por gaby3838
1

Resposta:Muito se fala hoje em dia sobre as expectativas dos portugueses em relação às Índias (na época, esse nome era dado a toda região do Oceano Índico), mas o fato é que, no início da expansão marítima, esse não era o projeto da coroa portuguesa. Mesmo o infante d. Henrique, responsável pelo início da exploração do litoral atlântico da África, não tinha como meta chegar ao Índico.

Muito se fala hoje em dia sobre as expectativas dos portugueses em relação às Índias (na época, esse nome era dado a toda região do Oceano Índico), mas o fato é que, no início da expansão marítima, esse não era o projeto da coroa portuguesa. Mesmo o infante d. Henrique, responsável pelo início da exploração do litoral atlântico da África, não tinha como meta chegar ao Índico.Somente durante o reinado de d. João 2º esse projeto começou a se esboçar, ainda mais a partir das promissoras viagens de Diogo Cão e Bartolomeu Dias.

Muito se fala hoje em dia sobre as expectativas dos portugueses em relação às Índias (na época, esse nome era dado a toda região do Oceano Índico), mas o fato é que, no início da expansão marítima, esse não era o projeto da coroa portuguesa. Mesmo o infante d. Henrique, responsável pelo início da exploração do litoral atlântico da África, não tinha como meta chegar ao Índico.Somente durante o reinado de d. João 2º esse projeto começou a se esboçar, ainda mais a partir das promissoras viagens de Diogo Cão e Bartolomeu Dias.Mas com a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), d. João 2º teve que se dedicar a negociar com a Espanha um novo acordo, que garantisse para Portugal a rota de navegação pelo litoral africano.

Muito se fala hoje em dia sobre as expectativas dos portugueses em relação às Índias (na época, esse nome era dado a toda região do Oceano Índico), mas o fato é que, no início da expansão marítima, esse não era o projeto da coroa portuguesa. Mesmo o infante d. Henrique, responsável pelo início da exploração do litoral atlântico da África, não tinha como meta chegar ao Índico.Somente durante o reinado de d. João 2º esse projeto começou a se esboçar, ainda mais a partir das promissoras viagens de Diogo Cão e Bartolomeu Dias.Mas com a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), d. João 2º teve que se dedicar a negociar com a Espanha um novo acordo, que garantisse para Portugal a rota de navegação pelo litoral africano.Quando d. João 2º faleceu, em 1495, deixou para os portugueses o Tratado de Tordesilhas (assinado um ano antes), que permitia a livre expansão marítima em direção as Índias (e, futuramente, a colonização do Brasil).

Perguntas interessantes