Geografia, perguntado por yasmincosta16022009, 7 meses atrás

como foi a paisagem durante a idade média?​

Soluções para a tarefa

Respondido por skzbrazil
2

Resposta:

A paisagem no século XVI

Ao longo da história da arte, a paisagem dentro da pintura foi vista como um acessório, servindo como suporte para algum tipo de cena religiosa ou mitológica. Esse aspecto é intensamente abordado no século XVI renascentista e no século XVII, com o barroco sendo o estilo dominOuropa, onde proliferaram representações de cenas mitológicas e vidas de santos, entretanto, nos Países Baixos, dentre outros fatores, às revoltas protestantes, a paisagem não serviu tanto como fundo de cena, mas sim, como um tema em si para as imagens.

Certamente podemos encontrar pintura de paisagens em diversos períodos da história da arte, contudo percebemos o uso da paisagem como fundo de cena principalmente nas pinturas realizadas na Renascença italiana, apesar de ter sido uma tendência nos séculos XVI e XVII que espalhou-se por grande parte da Europa. Encontramos paisagens que ilustram os atos de heróis greco-romanos juntamente com cenas de santos e anjos, além do cotidiano da população em geral, desde a Inglaterra, França, Espanha, Portugal, passando pela Alemanha, Países Baixos e a Itália.

Dezenas de santos e heróis realizam suas façanhas, proezas e milagres dentro de extensas paisagens que se perdem em um amplo horizonte. Imagens que, segundo alguns autores, começaram a aparecer nas iluminuras dos compêndios medievais, e que com o aperfeiçoamento da noção de perspectiva no Renascimento, ganhou ainda mais força para tornar-se um gênero autônomo, o que acabou acontecendo ao longo do século XVII, nos Países Baixos. Aos poucos a pintura de paisagem foi desvinculando-se das cenas mitológicas e heróicas para figurar como tema de quadro em si.

Explicação:

espero ter ajudado vc

Perguntas interessantes