Música, perguntado por ludymilla6414, 1 ano atrás

como foi a epoca da musicas de protesto ditadura militar

Soluções para a tarefa

Respondido por Saraolivee
1
Na luta contra a opressão os artistas se destacaram: atores, músicos, cineastas, artistas plásticos, poetas e escritores. Em suas obras, questionavam os fatos e informavam a população, mesmo sendo censurados pelos órgãos opressores. Músicos populares contaram em suas canções, os horrores da ditadura com detalhes. Mostrando a covardia usada para calar o povo e sua forma de pensar, um ato vergonhoso e que feriu os direitos e subtraiu a liberdade de muitos brasileiros.

A censura tentou silenciar todos que tinham algo a falar. Alguns músicos conseguiram uma brecha e deixaram para a posteridade sua dor.
Chico Buarque e Gilberto Gil, compuseram a música “Cálice” que usa o Santo Cálice de Cristo e a uma referência bíblica (Pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue), porem é uma metáfora usando o verbo “calar”. Foi a maneira de avisar ao mundo que a liberdade de expressão estava ameaçada no Brasil.

Geraldo compôs a canção “Pra não dizer que não falei das flores”, considerada um hino contra a ditadura. Ele destacava as injustiças "pelos campos há fome em grandes plantações", a presença do exército em todas as ruas "Há soldados armados, amados ou não" e aconselhava as pessoas a se unir e lutar contra a ditadura "Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Ele foi preso, torturado, exilado, mas não foi calado.

João Bosco e Aldir Blanc compuseram a canção "O bêbado e a equilibrista”, que retrata os exilados. sequenciando o fim do período ditatorial, com mães chorando a falta de seus filhos. "Choram Marias e Clarisses"
Perguntas interessantes